Um avião da Azul decolou um pouco antes do fim da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nesta segunda-feira (27).
O tipo de decolagem não é frequente e a empresa diz apurar o ocorrido. Em nota, a companhia aérea também afirmou que o voo seguiu para o destino sem problemas (veja nota completa abaixo).
Segundo dados do site FlightRadar24, que monitora voos em tempo real, a aeronave da Embraer de modelo ERJ-190 decolou de Congonhas para Santos Dumont, Rio de Janeiro, às 16h35, chegando ao destino às 17h15.
Contudo, o momento da decolagem foi captado por uma câmera do canal no Youtube "Golf Oscar Romeo", que registra voos ao vivo em Congonhas.
A câmera filmou justamente quando o avião usou quase toda a pista e chegou a fazer sobrevoo baixo sobre o sistema EMAS (Engineered Material Arresting System) – materiais de engenharia para detenção de aeronaves, em tradução para o português.
O sistema consiste em uma estrutura formada pelo ajuste entre blocos de concreto diferenciados que, em caso de colisão ou de avanço de uma aeronave na área limite do final da pista, deformam-se.
A deformação dos blocos desacelera e contém o deslocamento do avião. O Ministério da Infraestrutura entregou essa nova área de escape em março de 2022.
Azul informou que abriu uma averiguação interna para apurar o ocorrido no voo AD 2610 (Congonhas-Santos Dumont).
"A companhia ressalta que opera de acordo com padrões nacionais e internacionais de segurança, seu valor primordial, e que o referido voo seguiu para o destino sem qualquer intercorrência", disse.
A reportagem entrou em contato com a Força Área Brasileira (FAB) para saber se será aberta apuração por parte do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, e aguarda retorno.
Decolagem
Pilotos ouvidos explicaram que para qualquer avião decolar é preciso atingir certa velocidade depois de percorrer determinado trecho da pista. As aeronaves são planejadas pra decolar antes do fim da pista.
Essa velocidade específica é calculada para cada voo, pois pode variar conforme o tipo de avião, peso da aeronave, condições atmosféricas e condições da pista do aeroporto.
Para o cálculo, são considerados alguns fatores importantes, como a temperatura para o momento da decolagem, a pressão atmosférica, se a pista está molhada ou seca.
A análise desses dados é feita pelos pilotos com auxílio de um computador, justamente para saber a velocidade exata que ele irá decolar e também se deverá usar ou não a potência máxima do motor.
Após o cálculo da velocidade específica e potência de motor, o avião é programado para que decole antes do fim da pista e sobrevoe a cabeceira oposta com, no mínimo, 35 pés de altura, o que equivale 12 metros de altura.
Sobre o avião da Azul que usou quase toda a pista, pilotos ouvidos pelo g1 afirmam que há diversas possibilidades para o ocorrido, dentre elas, alterações meteorológicas na hora da decolagem, e até mesmo o uso de uma técnica diferente pelo piloto.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br