O governador Eduardo Leite emitiu um alerta meteorológico para o Rio Grande do Sul na noite deste domingo, 26 de maio. Um ciclone extratropical está previsto para trazer ventos e chuvas a muitos municípios já afetados pelas enchentes.
O ciclone extratropical começará a se formar na região Sul do Brasil nesta segunda-feira, 27 de maio, intensificando as chuvas e contribuindo para ventos fortes durante o início da semana, conforme alerta da MetSul Meteorologia. Além disso, o fenômeno agitará o mar em grande parte da costa, com ressaca em diversas praias.
Como resultado dessa previsão, as aulas foram suspensas na capital Porto Alegre e nas cidades de Pelotas e Rio Grande até terça-feira, 28 de maio.
Apesar do cenário, a MetSul enfatiza que a precipitação não deve ser extrema a ponto de causar novos transbordamentos nos rios do Rio Grande do Sul. Além disso, a passagem do ciclone garantirá dias sem chuvas volumosas e com sol subsequente, provavelmente a partir da quarta-feira, o que ajudará a diminuir o nível dos rios.
Os maiores acumulados de chuva estão concentrados no litoral sul e norte, com cerca de 50 mm previstos. A Grande Porto Alegre pode receber cerca de 40 mm de chuva ao longo desta segunda-feira.
Desta vez, a chuva também aumentará em Santa Catarina e no Paraná. O risco de temporais é alto nas regiões leste e litoral desses dois estados. Cidades como Florianópolis, Rio do Sul, Criciúma, Chapecó, Curitiba, Guarapuava e Paranaguá estão sujeitas a chuvas persistentes e fortes.
Na terça-feira, 28 de maio, o ciclone dará origem a uma nova frente fria, que se deslocará rapidamente para o Sudeste, de acordo com informações do Climatempo. Assim, a chuva começará a perder força, principalmente no estado do Paraná. Algumas áreas entre o oeste e sul de Santa Catarina ainda terão condições de garoa, assim como o Vale, a Serra e a região central do Rio Grande do Sul. O litoral gaúcho e a Grande Porto Alegre ainda podem ter chuvas fracas a moderadas na terça-feira, mas a instabilidade diminuirá até a noite.
Na quarta-feira, 29 de maio, véspera de feriado, a condição de chuva diminuirá em grande parte da Região Sul. Pode chover apenas de forma fraca e pontual no litoral sul de Santa Catarina e no litoral norte gaúcho, devido à entrada de um pouco de umidade. O que chamará atenção novamente será a queda brusca nas temperaturas, com um amanhecer gelado e condições para geada em algumas cidades mais ao sul do Paraná, no planalto e na serra de Santa Catarina.
Todas as demais áreas do Sul do Brasil e as capitais ficarão sem chuva. A quinta-feira, 30 de maio, feriado de Corpus Christi, será marcada por tempo firme e muito frio, mesmo com a presença do sol. O risco de geada aumenta na Serra Gaúcha, e o dia pode começar com névoa ou nevoeiro em Porto Alegre. Até o final da semana, a condição de tempo firme deve se manter, com manhãs bem frias e tardes com temperaturas mais baixas.
A maior trégua das chuvas no Sul ocorrerá com um novo avanço de frente fria por volta dos dias 06, 07 e 08 de junho.
Fonte: terrabrasilnoticias.com