"JĂĄ demos todas as recomendações de profilaxia [medidas de prevenção à leptospirose], assim como fizeram o estado e os municĂpios. Neste momento, não podemos falar de colapso do sistema de saĂșde [no Rio Grande do Sul]. Desde o inĂcio, estamos trabalhando para que isso não aconteça. Este serĂĄ nosso trabalho: impedir que isso aconteça."
A leptospirose é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Leptospira, transmitida pela urina de animais infectados, principalmente ratos.
"O atendimento na saĂșde estĂĄ funcionando, claro, sob o impacto dessa grande catĂĄstrofe. A gente tem que usar as palavras certas. Mas é essa organização, a nossa presença aqui, as secretarias de estado e municipais nesse trabalho conjunto é que podem evitar o colapso", avaliou a ministra.
"A gente tem que ter um cuidado para não minimizar os riscos, que são claros. Mas também não reforçar a ideia de um colapso que estamos trabalhando para que não aconteça. Temos base para afirmar que esse trabalho conjunto vai gerar a proteção de que a população precisa", concluiu.
Fonte: AgĂȘncia Brasil