Foliculite refere-se à infecção ou inflamação dos folículos capilares, ou seja, daquelas pequenas bolsas localizadas na camada profunda da pele que abrigam os pelos.
Quando o folículo fica inflamado, seja por depilação, barbear, fricção com roupas apertadas ou suor excessivo, ou por agentes infecciosos como vírus ou bactérias, aparecem as espinhas características na pele. Em casos mais graves, surgem pústulas. Quando a foliculite é leve, raramente causa cicatrizes depois de desaparecer.
Se, porém, as lesões forem extensas e não tratadas corretamente, cicatrizes ou manchas escuras podem permanecer evidentes na pele mesmo depois de algum tempo.
Tipo e principais causas da foliculite
A condição pode ser de origem infecciosa, portanto causada por vírus, bactérias ou fungos, ou não infecciosa, quando atribuível a causas de natureza diversa.
A foliculite não infecciosa pode ser atribuída a alguns fatores, tais como:
- Barbear feito incorretamente
- Roupas muito apertadas
- Excesso de suor
- Picadas de inseto
- Imunossupressão
- Diabetes
Também existe a foliculite por estresse, que aparece repentinamente em períodos em que nos sentimos cansados ??emocional, psicológica ou fisicamente.
Caracteriza-se pela presença de pele seca e vermelha, acompanhada de sensação de calor localizado.
Sintomas mais comuns
- Aparecimento de espinhas ou pústulas vermelhas com ou sem pus
- Sensação de coceira e queimação
- Vermelhidão na área ao redor das pústulas
- Inchaço e em alguns casos abscesso
- Sensação de dor
Onde e quando pode surgir
- pernas;
- braços;
- virilha;
- costas;
- axilas;
- região lombar.
Existe cura para a foliculite?
É importante cuidar da pele no dia a dia, prestando especial atenção às fases pré e pós depilação da virilha e pernas ou ao barbear da barba e levando em consideração géis e cremes com remédios naturais específicos.
Os remédios para foliculite têm como objetivo neutralizar inflamações da pele, possíveis infecções e prevenir o aparecimento de manchas ou cicatrizes que podem permanecer na pele por muito tempo.
Geralmente foliculite leve, não há necessidade de terapia medicamentosa. Nestes casos, porém, é recomendado o uso de sabonetes neutros e delicados para não irritar ainda mais a pele.
Porém, no caso de episódios de foliculite mais persistentes e profundos, é necessária a administração de medicamentos, que podem variar dependendo do tipo e gravidade da infecção:
Antibióticos tópicos ou orais, por exemplo, são usados ??para tratar algumas formas de foliculite bacteriana.
Já os medicamentos antivirais servem ??para tratar foliculite de origem viral. Enquanto isso, os antifúngicos de uso tópico tratam a foliculite causada por fungos.
Cortisona de uso tópico também pode ser um caminho para a foliculite não infecciosa, mas profunda, que requer uso de medicamentos.
Catraca Livre