30/05/2024 +55 (83) 98773-3673

Internacional

Andre@zza.net

Mais de 20 mil brasileiros irão pagar na tentativa de regularizar documentos em Portugal

Por Blog do Elias Hacker 16/05/2024 às 09:45:20

Foto: Luizi Duarte/JPN

Um contingente de mais de 20 mil brasileiros optou por pagar a taxa de agendamento na imigração e avançou na tentativa de concluir seus processos de regularização em Portugal.

Conforme informações de O Globo, os imigrantes do Brasil representam a maioria dos cerca de 50 mil estrangeiros que prosseguiram com o processo, apesar dos desafios que geraram uma crise no sistema de imigração.

No entanto, esse número ainda está significativamente abaixo dos mais de 400 mil processos pendentes de resolução, sendo a maioria deles relacionada a brasileiros. Apenas no caso dos vistos CPLP, são 150 mil processos em espera.

Recentemente, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) modificou o procedimento para concessão de autorização de residência, passando a cobrar antes da entrevista no órgão. Essa mudança causou confusão, pois alguns imigrantes receberam e-mails com erros nos dados pessoais ou taxas não especificadas na tabela da AIMA, chegando a € 400 (R$ 2,2 mil).

Os imigrantes estão apreensivos quanto ao risco de seus processos serem reiniciados ou até mesmo eliminados caso o pagamento não seja efetuado. A falta de informações claras e respostas adequadas levou centenas de pessoas às lojas da imigração em busca de esclarecimentos.

Após três dias de tumulto nas unidades da AIMA no Porto e em Lisboa, o governo anunciou que resolverá o problema em breve, embora sem estabelecer um prazo específico. Um plano pode ser divulgado amanhã (17).

O Ministério da Presidência, responsável pela imigração, promete implementar uma abordagem diferenciada, mais justa e equilibrada em relação à cobrança antecipada.


Fonte: terrabrasilnoticias.com

Comunicar erro
Comentários