30/05/2024 +55 (83) 98773-3673

Tecnologia

Andre@zza.net

Insegurança on-line: 6 dicas para proteger o celular contra ciberataques

Insegurança on-line: 6 dicas para proteger o celular contra ciberataques

Por Blog do Elias Hacker 15/05/2024 às 19:36:51

*Por Letícia Bufarah, Marketing da Leapfone

Usamos nossos smartphones para trabalhar, fazer compras, comunicar, e claro, acessar às tantas redes sociais existentes. No entanto, essa conectividade também expõe os aparelhos a uma série de ameaças cibernéticas, que podem comprometer nossa privacidade, segurança financeira e até mesmo nossa identidade pessoal.

Uma pesquisa da NordVPN aponta que 84% dos brasileiros acreditam que seus celulares são a melhor maneira de rastreá-los no universo on-line e quase metade dos entrevistados (40%) sente-se ouvida por seus aparelhos e se preocupa com espionagem por meio de dispositivos.

Fato é que os ciberataques estão se tornando cada vez mais sofisticados, e os criminosos virtuais seguem desenvolvendo maneiras eficientes de explorar vulnerabilidades. Portanto, na era digital, é fundamental adotarmos medidas proativas para proteger os smartphones e, consequentemente, nossos dados contra possíveis ameaças.

Atualizações de softwares

Um dos passos mais básicos em meio a essa jornada é manter o sistema operacional do celular sempre atualizado. Isso porque patches de segurança corrigem possíveis brechas, tornando o dispositivo menos suscetível a ataques. Ignorar essas atualizações pode deixar o aparelho exposto a ameaças que já foram abordadas pelos desenvolvedores.

Fontes confiáveis

A instalação de aplicativos apenas de fontes confiáveis, como a Google Play Store ou a App Store, pode reduzir significativamente o risco de baixar malware ou ferramentas fraudulentas. Essas plataformas têm medidas de segurança em vigor para verificar a legitimidade dos apps antes de disponibilizá-los para download.

Autenticação de duas etapas

A autenticação de duas etapas verifica múltiplos aspectos da identidade de uma pessoa antes de permitir que ela acesse um aplicativo ou conta on-line, como um código enviado via SMS ou gerado por um aplicativo específico, os chamados Autenticadores. Isso adiciona uma camada extra de segurança que vai além do uso da senha.

Senhas fortes e únicas

Proteger seus dados pessoais é fundamental. Isso inclui o uso de senhas robustas e únicas para cada conta, evitando o compartilhamento de informações sensíveis em redes wi-fi públicas e habilitando recursos de criptografia, como o bloqueio de tela com PIN, padrão ou biometria.

Atenção aos ataques de phishing

A conscientização sobre as táticas de phishing também é crucial. Os cibercriminosos frequentemente tentam enganar os usuários para que divulguem informações pessoais ou financeiras por meio de e-mails, mensagens de texto ou chamadas telefônicas fraudulentas. Com isso, é importante estar sempre atento a sinais de alerta, como erros de ortografia, solicitações de informações pessoais ou URLs suspeitas.

Apps de segurança

Considerar o uso de um software de segurança móvel pode ajudar a combater as ameaças cibernéticas. Esses aplicativos conseguem detectar e remover malware, proteger a navegação na web e até mesmo ajudar a localizar e bloquear seu dispositivo em caso de perda ou roubo.

Proteger seu celular contra ciberataques requer medidas multifacetadas que combinam práticas de segurança sólidas com conscientização e vigilância contínuas. Só assim é possível amenizar os riscos de comprometer nossos dados e nossa privacidade em um mundo digital nas palmas das mãos.

*Letícia Bufarah é Marketing da Leapfone, startup pioneira no conceito de Phone as a Service e na oferta de smartphones como novos por assinatura – [email protected]

Sobre a Leapfone

Criada em 2021, a startup Leapfone é pioneira no conceito de Phone as a Service e na oferta de smartphones como novos por assinatura. Por meio de um pagamento mensal recorrente, o usuário tem acesso a aparelhos poderosos com direito à troca anual, seguro e assistência técnica. Dessa forma, o objetivo da empresa é democratizar e facilitar o acesso dos brasileiros a smartphones de ponta, transformando a realidade do mercado de telefonia no país. Mais informações em: https://leapfone.com.br ou @leapfone.

Comunicar erro
Comentários