30/05/2024 +55 (83) 98773-3673

Tecnologia

Andre@zza.net

Android bloqueará o seu celular caso alguém tente roubá-lo e sair correndo

Por Blog do Elias Hacker 15/05/2024 às 17:07:04

O Google anunciou hoje (15) uma série de novos recursos de segurança para o Android. O destaque vai para o Theft Detection Lock (Bloqueio de Detecção de Roubo, em tradução livre), que usa inteligência artificial (IA) para entender se o usuário teve o seu celular tirado da sua mão repentinamente.

Além do Theft Detection Lock, o Google também anunciou novos recursos, como o site android.com/lock, que permite bloquear o celular roubado usando outro aparelho. Apesar de terem sido lançadas com o Android 15, as ferramentas também estarão disponíveis para modelos a partir do Android 10 ou posterior e chegam ao público até o final de 2024.

O Theft Detection Lock, como dito anteriormente, detecta se o usuário teve o celular retirado da sua mão repentinamente, como no caso de roubos envolvendo bicicletas, motocicletas e até mesmo o famoso "bote", quando alguém pega o aparelho e sai correndo. Em seguida, a IA bloqueia a tela automaticamente, impedindo que o criminoso acesse o aparelho.


Bloqueio de Detecção de Roubo

Bloqueando dispositivos offline

Além disso, também estará disponível o Offline Device Lock (Bloqueio de Dispositivo Offline, em tradução livre), que também bloqueará a tela do celular mesmo que ele esteja desconectado da internet e caso haja tentativas de autenticação suspeitas.

Já o site android.com/lock é uma nova forma de bloquear o celular utilizando outro aparelho. Basta digitar o número de telefone, passar por um recurso de segurança do Google e desativar o smartphone roubado. Outra novidade é que será necessária uma autenticação para redefinir o telefone.

O Android também permitirá que o usuário esconda aplicativos e arquivos importantes em uma "pasta segura", que terá uma senha extra para permitir o acesso. Por último, o Play Protect será aprimorado, enviando apps perigosos para uma análise mais rigorosa feita pelo Google.

Fonte: Tecmundo

Comunicar erro
Comentários