29/05/2024 +55 (83) 98773-3673

Política

Andre@zza.net

Boulos tenta salvar Janones de punição por rachadinha

Por Redação 15/05/2024 às 15:23:27

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP, foto), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, votou no Conselho de Ética da Câmara pelo arquivamento do caso em que o deputado André Janones (Avante-MG) é acusado de ter promovido um esquema de rachadinha em seu gabinete.

Boulos, que é o relator do caso, justificou seu voto alegando que as suspeitas contra Janones se referem a um período anterior ao atual mandato. "É preciso trazer à baila que a representação do PL traz fatos ocorridos antes do início do mandato de deputado federal do representado", disse Boulos, destacando que o próprio Janones afirmou isso.

Em 2019, o primeiro mandato de deputado do acusado estava começando e, na gravação, o parlamentar afirma que o dinheiro arrecadado seria utilizado para financiar a campanha de seu grupo político em 2020.

O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo afirmou ainda que as suspeitas j√° eram de conhecimento público desde 2021. Após a leitura do parecer de Boulos, houve um pedido de vista e o relatório ser√° votado nas próximas sessões do Conselho.

A rachadinha de Janones
O deputado federal André Janones (Avante-MG) sugeriu, em 2019, a criação de uma "vaquinha" mensal entre os servidores de seu gabinete na Câmara dos Deputados em √°udio que veio a público no final de novembro de 2023.

Na gravação, o parlamentar afirmou que o dinheiro arrecadado seria utilizado para financiar a campanha de seu grupo político em 2020.

"Como nós não vamos ser corruptos, não vamos aceitar cargos [¬Ö] Como a gente não vai ceder a essas coisas e a gente precisa de dinheiro pra fazer campanha, qual é a minha sugestão?

E aí nós vamos dividir o valor entre nós, inclusive eu. Isso é, todos. E isso é legal. Às vezes, voc√™ confunde isso com devolver sal√°rio. Devolver sal√°rio é voc√™ ficar l√° na sua casa dormindo, me d√° seu cartão, todo m√™s eu vou l√° e saco e deixo só um sal√°rio pra voc√™. Isso é devolver sal√°rio.

2020 [ano eleitoral] t√° aí. Eu pensei de a gente fazer uma vaquinha entre nós, e aí nós vamos decidir se vai ser 50 reais, se vai ser 100, 200, se cada um d√° proporcional ao sal√°rio. Isso a gente vai decidir entre nós. E a gente começar uma vaquinha j√° no primeiro m√™s de sal√°rio pra gente poder disputar as eleições de 2020 com o b√°sico pelo menos", disse Janones.

No √°udio, gravado na mesma reunião em que o deputado defendeu o pagamento de despesas de campanha com rachadinha, um dos assessores afirmou que esta seria "a única saída para Janones disputar a eleição sem ceder ao sistema", referindo-se ao recebimento de doações de empresas e ao desvio de verbas públicas.

Embora estivesse planejando as despesas para as eleições municipais de 2020, Janones não foi candidato. Contudo, o deputado elegeu sua ex-assessora Leandra Guedes como prefeita de Ituiutaba, cidade em que foi derrotado em 2016.

Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br

Comunicar erro
Coment√°rios