O abono salarial PIS/Pasep é uma iniciativa federal que proporciona suporte financeiro a trabalhadores brasileiros que preencham determinados critérios. Com a chegada de 2024, novas regras e processos foram implementados, afetando a forma como os benefícios são concedidos e administrados.
Para ter acesso ao benefício neste ano, os trabalhadores devem ter exercido atividade remunerada com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base de 2022, recebendo até dois salários mínimos mensais. Além disso, é necessário possuir no mínimo cinco anos de inscrição nos programas PIS/Pasep e ter suas informações corretamente enviadas pelos empregadores via RAIS/eSocial.
Os beneficiários podem verificar o valor que têm a receber e consultar os calendários de pagamento por meio da Carteira de Trabalho Digital ou do site Gov.br. Importante destacar que as datas são definidas pela Caixa Econômica Federal para o PIS e pelo Banco do Brasil para o Pasep.
Este ano, a principal novidade é a unificação dos calendários de pagamento para os recebedores do PIS e Pasep. Agora, os pagamentos estão organizados por mês de nascimento, tanto para funcionários públicos quanto para trabalhadores de empresas privadas, visando tornar o processo mais claro e simplificado.
É essencial que todos os trabalhadores se atentem às datas e sigam os procedimentos necessários para a verificação e retirada dos valores. Com as mudanças de 2024, espera-se que a distribuição do abono salarial seja efetiva, assegurando que todos os beneficiários qualificados possam receber seus benefícios a tempo.
Fonte: Por: Terra Notícias Brasil