Em mais uma de suas análises ácidas, o jornal O Estado de S.Paulo se dirigiu contra a postura do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. No texto intitulado Toffoli Está Zangado com o Jornalismo, o periódico afirma que o magistrado pouco se incomoda com a impropriedade de sua viagem a Londres junto de colegas da Corte, mas sim com o fato de a imprensa tê-la noticiado e revelado as circunstâncias que envolvem o caso.
O editorial é uma resposta a declarações feitas pelo ministro à Folha de S.Paulo no último dia 6. Na ocasião, ele disse que as reportagens foram "absolutamente inadequadas, incorretas e injustas".
De acordo com o Estadão, a viagem a Londres – que também contou com Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes – para participar do Fórum Brasil de Ideias foi "cercada de luxos bancados por empresas privadas que têm interesses envolvidos em ações na Corte". Uma delas, é a British American Tobacco, que tem ao menos dois processos tramitando na Corte.
– Sobre o que, de fato, haveria de inadequação, incorreção ou injustiça no que foi publicado, o ministro nada disse. E, a rigor, nem poderia, pois nenhum veículo de comunicação sério apresentou à sociedade mentiras, omissões ou distorções dos fatos tais como eles se deram. Se não por zelo com a imagem do STF, da qual deriva sua credibilidade, o convite deveria ter sido recusado por pudor. E não se estaria tratando de "injustiça" alguma – assinalou.
O jornal ainda destaca que, o problema não são as viagens por si sós, mas "a adulação dos ministros de tribunais superiores que costuma marcar essa espécie de turismo acadêmico-judicial", que "mancha a integridade da Justiça".
– Portanto, em vez de ficar bravo com a imprensa ou, pior, se arvorar em "editor de um país inteiro", como disse em 2020 sobre o que entendia ser um dos papéis de ministro do STF, Toffoli serviria melhor ao Brasil se fizesse o autoexame de seu comportamento como ministro e, quem sabe, levasse outros colegas pelo mesmo bom caminho da autocontenção e do republicanismo – recomendou o veículo de imprensa.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br