A Globo decidiu reformular sua cobertura do desastre climático no Rio Grande do Sul, após críticas internas às edições do Jornal Nacional no último sábado (4) e do Fantástico no último domingo (5). Segundo informações do portal F5, da Folha de S.Paulo, o estopim foi o fato de o programa dominical ter dedicado mais tempo de sua programação ao show da Madonna (33 minutos) que à cobertura das enchentes (25 minutos).
Na avaliação da direção de jornalismo da emissora, as reportagens da Globo não retrataram adequadamente a dimensão do desastre, se comparada às coberturas de outras emissoras. Na Record TV, por exemplo, o Domingo Espetacular – concorrente do Fantástico – separou 70 minutos para abordar o tema das enchentes no RS. A revista eletrônica da Globo tem duração de 2h38, enquanto a da Record TV dispõe de 3h.
O Fantástico do último domingo pretendia dar ainda mais espaço para Madonna, mas acabou adiando um dos VTs sobre a artista. Também postergou uma entrevista com Susana Vieira. Entretanto, manteve pautas que poderiam ser transmitidas posteriormente, como uma reportagem sobre animais e um VT sobre o filme biográfico com Sidney Magal.
Já no caso do Jornal Nacional, a crítica foi em razão do fato de os âncoras Hélter Duarte e Ana Paula Araújo terem encerrado a edição do último sábado (4) rindo ao falar sobre o show da Madonna, em um dos dias mais severos para o Rio Grande do Sul.
Nos últimos dias, a Globo deslocou 25 profissionais de jornalismo – incluindo William Bonner e Ana Paula Araújo – a fim de cobrir as enchentes diretamente do RS. A emissora avisou ainda sua equipe que pode enviar outros membros da equipe de reportagem para o estado.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br