O primeiro trem da
Linha 17-Ouro, encomendado pelo Metrô de São Paulo à multinacional chinesa BYD,
foi entregue na cidade de Guang"an, na China, onde foi fabricado. As imagens
divulgadas pelo Governo de São Paulo mostram parte de um lote composto por 14 unidades,
previstas para chegar ao Porto de Santos em julho deste ano, por navio.
De acordo com o cronograma estabelecido, o segundo trem está programado
para chegar ainda em 2026, enquanto os demais serão entregues gradativamente ao
longo de 2025. A entrega gradual acompanha o planejamento do Metrô de concluir
a obra bruta da Linha 17-Ouro no mesmo ano. Apesar disso, a abertura oficial da
linha para o público está agendada apenas para 2026.
A Linha 17-Ouro, em reconstrução desde setembro do ano passado,
conectará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos,
beneficiando aproximadamente 100 mil passageiros diariamente. Os trens de
monotrilho serão compostos por cinco carros interligados, equipados com sistema
de ar-condicionado, iluminação em LED, câmeras de vigilância e sistema de
comunicação audiovisual.
Cada carro possui quatro portas de 1,6 metros de largura, seguindo
padrões de acessibilidade para facilitar o embarque de pessoas com deficiência
ou mobilidade reduzida. O sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS)
e a sinalização CBTC permitirão uma maior aproximação entre os trens, reduzindo
os intervalos de circulação e aumentando a capacidade da linha.
Além disso, as baterias de tração servem como fonte de energia reserva,
garantindo a continuidade da operação em caso de interrupção no fornecimento de
energia, visando a segurança dos passageiros.
O uso de vigas de concreto de 800 mm de largura como base e o sistema de
tração com motores elétricos contribuem para reduzir as emissões de poluentes,
tornando o transporte mais sustentável ecologicamente.
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