Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes chama de inadmissível e inconstitucional a proposta de instauração da CPI do Abuso de Autoridade


Reprodução Agência Brasil

Em declaração ao SBT, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, classificou como "inadmissível e inconstitucional" a proposta de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Abuso de Autoridade, destinada a investigar possíveis exageros por parte do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante a entrevista, Mendes expressou sua percepção sobre as motivações por trás da CPI, sugerindo que a medida não reflete a realidade dos fatos. "Tenho a impressão de que a gente deve separar aquilo que é ruído, eventualmente é borbulha, é espuma, do que aquilo que efetivamente é sinal", afirmou o ministro, questionado sobre o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira, à comissão.

"Entendo que aqui há muita borbulha. Há muito o ruído, desinformação, fake news. Mas isso não corresponde à realidade", destacou Mendes, indicando uma discrepância entre as alegações e as ações efetivas do Judiciário.

A ideia de criar a CPI ganhou força nos bastidores da Câmara após um primo de Arthur Lira ser exonerado de um cargo importante no governo Lula, o que, aparentemente, favoreceu a oposição. No entanto, após reuniões com os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, Lira decidiu não prosseguir com a proposta.

Hora Brasilia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!