30/04/2024 +55 (83) 98773-3673

PolĂ­tica

Andre@zza.net

Veja como votaram os senadores na PEC das Drogas

Por Blog do Elias Hacker 17/04/2024 às 07:36:10

Aprovada em dois turnos pelo senadores em plenĂĄrio, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nÂș 45/2023, chamada de PEC das Drogas, serĂĄ levada agora para a Câmara dos Deputados.

O texto aprovado criminaliza o porte e a posse de qualquer quantidade de drogas. Quem assina a proposta é o próprio presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A matéria teve 53 votos favorĂĄveis, 9 contrĂĄrios e nenhuma abstenção em primeiro turno. Somente o PT orientou seus parlamentares a votarem contra a PEC.

Veja como os integrantes do Senado votaram:

Como votaram os senadores na PEC das drogas

Como votaram os senadores na PEC das drogas

Como votaram os senadores na PEC das drogas

Como requer a tramitação de uma PEC, a votação ocorreu depois de cinco sessões de discussão e um debate temĂĄtico, que ocorreu na segunda-feira (15/4). Médicos e pesquisadores participaram do debate.

Toda proposta de emenda à Constituição tem que ser discutida e votada em dois turnos em cada Casa do Congresso e só é considerada aprovada se obtiver pelo menos trĂȘs quintos dos votos dos deputados (308 votos) e dos senadores (49 votos) em cada um dos turnos.

Caso isso ocorra, a PEC é promulgada pelo Congresso e seu texto é inserido na Constituição Federal.

Entenda a PEC das Drogas aprovada por senadores

A PEC nÂș 45/2023 foi apresentada em setembro do ano passado, logo depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) retomar o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas, após oito anos de discussão.

Em março, o texto havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A matéria transforma em crime a posse ou o porte de qualquer droga ilícita, independentemente da quantidade. Além disso, prevĂȘ que seja observada distinção entre traficantes e usuĂĄrios, mas não detalha qual seria o critério de diferenciação.

Ao usuĂĄrio, a proposta aponta aplicação de penas alternativas à prisão e tratamento contra a dependĂȘncia química.

Na CCJ, Efraim acatou emenda apresentada pelo líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), para que a distinção entre traficante e usuĂĄrio seja observada "pelas circunstâncias fĂĄticas do caso concreto".

Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br

Comunicar erro
ComentĂĄrios