O aumento dos casos de dengue em todo o Brasil tem preocupado as autoridades de saúde e a população em geral. A principal recomendação para combater a doença é evitar o acúmulo de ĂĄgua parada em pneus, latas e garrafas vazias. Outro aliado contra o mosquito Aedes Aegypt é o repelente, item que estĂĄ sendo bastante procurado nas farmĂĄcias e mercados de todo o país.
Algumas plantas fazem o papel de repelente natural e auxiliam no combate ao mosquito. De acordo com engenheiro agrônomo Jonas Amorim, as plantas repelentes dificultam que o mosquito identifique o ser humano, devido ao cheiro forte exalado pelos óleos essenciais.
Ter em casa plantas como alecrim, arruda, citronela, sĂĄlvia e lavanda ajuda a deixar o ambiente livre do mosquito da dengue. Entretanto, essas plantas não podem ser usadas dermatologicamente, ou seja, aplicadas na pele.
Mas, as plantas com função de repelente natural não substituem o repelente tradicional, funcionando como mais uma aliada no combate ao Aedes Aegypt. É importante manter os cuidados contra a doença, evitando ĂĄgua parada, realizando a limpeza periódica da caixa d'ĂĄgua e o usando repelentes certificados pela Anvisa.
Fonte: Portal T5