O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um discurso em apoio ao empresĂĄrio Elon Musk, dono da rede social X, neste domingo (7). Musk fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao longo do final de semana, e acusou o magistrado de censura. O bilionĂĄrio prometeu ainda remover o bloqueio a algumas contas da plataforma determinado por Moraes.
– Agora, nós temos um apoio de fora do Brasil muito forte. Esse assunto estĂĄ palpitando fora do Brasil, parece que a salvação nossa, a democracia, estĂĄ ameaçada. Todo mundo sabe isso aí. A nossa liberdade de expressão nem se fala – afirmou Bolsonaro durante a superlive deste domingo (7), que teve a presença de diversos políticos conservadores.
Durante a transmissão, Bolsonaro defendeu uma avaliação do PL, seu partido, de uma ação "para que nossa liberdade de expressão seja garantida". O ex-chefe do Executivo disse ter a esperança de que o Brasil "volte à normalidade" com a iniciativa do dono do X.
– Elon Musk é um símbolo – resumiu Bolsonaro.
Em outro momento, o ex-presidente disse esperar a relação de decisões impostas por Moraes ao antigo Twitter, visto que o dono da rede social prometeu divulgar a lista de perfis que foram suspensos por ordem judicial.
– Isso vindo de fora de forma documentada é um alivio para nós – disse Bolsonaro.
Em resposta às críticas feitas por Musk, Moraes incluiu o bilionĂĄrio no inquérito das milícias digitais e determinou que o empresĂĄrio seja investigado por crimes de obstrução de Justiça e incitação ao crime.
Fonte: *Com informações AE