Só no Brasil, o WhatsApp possui mais de 165 milhões de usuários. O dado é da Opinion Box/Mobile Time, pesquisa publicada em agosto de 2022. O mesmo estudo indica que 99% dos smartphones no país têm o app instalado. Não à toa, quando o WhatsApp está fora do ar, a população brasileira sente o impacto em sua rotina. Continue a leitura para entender se o aplicativo caiu.
Como saber se o WhatsApp caiu?
Há três dicas para confirmar se o aplicativo caiu. Veja abaixo:
Identificar sinais
Alguns sinais podem indicar que o WhatsApp está fora do ar. Entre eles estão erros ao enviar ou baixar algum conteúdo, assim como, mensagens que não são recebidas ou mesmo enviadas.
Nessas situações recomenda-se conferir se o app parou de funcionar a nível geral ou se trata apenas de um caso isolado (poderia ser, por exemplo, problemas no Wi-Fi, na rede de internet móvel, falta de espaço de memória no smartphone, versão desatualizada do WhatsApp no seu aparelho).
Acessar o Downdetector
Caso não tenha nenhuma instabilidade em sua rede, acesse o Downdetector. Ele é um dos sites que documentam notificações de usuários sobre instabilidades em aplicativos e programas. Além do WhatsApp e de outras redes sociais, ele informa se outros tipos de serviços estão fora do ar. Entre eles estão instituições bancárias, aplicativos de transporte, streamings etc.
Para utilizar o website é muito simples. Basta procurar pelo aplicativo que deseja consultar e clicar no ícone da lupa. Na sequência, você conseguirá verificar o gráfico de quantos usuários também tiveram problemas com o aplicativo nas últimas 24 horas. Quanto mais pessoas notificarem o erro, maior a probabilidade do app ter caído.
Acessar o Google Trends
O Google Trends também pode sinalizar se há algo de errado com o aplicativo. O Trends demonstra quais são os termos mais pesquisados no mundo ou em uma região específica.
Você pode pesquisar, por exemplo, algumas palavras-chave como "WhatsApp com problemas" ou "WhatsApp fora do ar". Após clicar na caixa de pesquisa, você terá acesso a um gráfico que demonstra a quantidade de buscas feitas pelas pessoas no Google nos últimos 12 meses.
Nesse contexto, quanto mais internautas pesquisarem por esses termos, maiores são as probabilidades de o aplicativo estar fora do ar.
O que fazer quando o WhatsApp cai?
Caso realmente o aplicativo esteja fora do ar, você pode utilizar outros apps de mensagens ou redes sociais para se comunicar com outras pessoas. Entre alguns apps estão o Facebook Messenger, Skype, Viber, WeChat e Telegram.
A escolha do app para substituir o WhatsApp vai depender do propósito para o qual você utilizará o programa. O Skype, por exemplo, é mais indicado para fazer chamadas de vídeo. O Facebook Messenger, pelo fato de consumir poucos dados de internet móvel, é mais voltado para conversas instantâneas via mensagem de texto.
agoranoticiasbrasil.com.br