A Rússia realizou durante a noite de sábado (27) e na madrugada deste domingo (28) o maior ataque de drones contra Kiev desde que começou a invasão, há 15 meses, que deixou pelo menos dois mortos , segundo autoridades militares e regionais por meio das redes sociais.
"No total houve um número recorde de drones explosivos lançados: 54! ", disse a força aérea ucraniana no Telegram, alegando ter "destruído 52".
O ataque durante a noite deixou pelo menos dois mortos e três feridos , segundo relatos das autoridades locais.
"Este é o ataque de drones mais importante contra a capital desde o início da " invasão russa, lamentou a administração militar regional no Telegram.
Ele também especificou que o ataque "se desenvolveu em várias ondas e o alerta aéreo durou mais de 5 horas".
"De acordo com dados preliminares, mais de 40 drones russos foram destruídos pela defesa antiaérea " sobre Kiev, acrescentou.
"No distrito de Solomyanskyi da cidade , um homem de 41 anos foi morto e uma mulher de 35 anos foi ferida por destroços de drones que caíram perto de um posto de gasolina", escreveu o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko no Telegram.
Ele também indicou que os restos dos dispositivos russos lançados neste domingo atingiram um prédio de sete andares , danificando parcialmente uma de suas laterais e provocando um incêndio no terceiro andar.
Klitschko garantiu que é o décimo quarto ataque russo contra a capital até agora este mês e alertou a população sobre novos bombardeios "de várias direções".
Mais cedo, o prefeito de Kiev havia relatado explosões pouco depois da 1h, horário local, em 28 de maio, acrescentando que as defesas aéreas foram ativadas e os alvos aéreos russos foram abatidos.
Em outra mensagem no Telegram, Klitschko indicou que as explosões ocorreram na zona oeste da cidade e que os serviços de emergência estavam indo para o local.
Enquanto isso, o chefe da administração estadual regional de Kharkiv, Oleg Sinegubov, informou na manhã deste domingo que pelo menos dois civis foram mortos como resultado de uma série de bombardeios das forças russas na região .
" Os civis estão sofrendo mais uma vez devido à agressão russa. Infelizmente, uma mulher de 61 anos morreu como resultado do bombardeio na vila de Shepuvate , distrito de Kupian , e um homem de 60 anos também ficou ferido", disse ele em seu perfil no Telegram.
Da mesma forma, Sinegubov especificou que outro homem de 60 anos morreu durante um bombardeio em sua casa em Dvorichnaya , no distrito de Kupian. "Como resultado do bombardeio, uma mulher de 58 anos ficou ferida", acrescentou.
Fonte: (Com informações da AFP e Europa Press)