28/04/2024 +55 (83) 98773-3673

PolĂ­tica

Andre@zza.net

PGR deve descartar pedido de prisão de Bolsonaro após caso da embaixada

Por Blog do Elias Hacker 28/03/2024 às 13:30:49


O procurador-geral da RepĂșblica, Paulo Gonet, deve descartar qualquer pedido de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro após ele ter passado dois dias na embaixada da Hungria.

A informação foi divulgada pelo jornal O Globo e confirmada por O Antagonista.

Na visão de investigadores, não hĂĄ elementos que coadunem com a tese de que o ex-presidente pretendia fugir do paĂ­s por meio da embaixada da Hungria. Apesar disso, esse episódio deve embasar o pedido de novas medidas restritivas contra o ex-presidente da RepĂșblica no futuro.

Além disso, Gonet tem observado a auxiliares que qualquer pedido de prisão preventiva do ex-presidente poderia conflagrar, ainda mais, o cenĂĄrio polĂ­tico brasileiro.

Como registramos nesta quinta-feira, 28, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de cinco dias para a Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) se manifestar sobre a resposta de Jair Bolsonaro para a estadia de dois na embaixada da Hungria em fevereiro.

A expectativa é que Gonet se manifeste apenas na próxima segunda-feira.

"Ilógico"

Bolsonaro afirmou, em manifestação encaminhada a Moraes que não hĂĄ "razões mĂ­nimas" para se justificar um pedido de asilo polĂ­tico na embaixada da Hungria após ter sido alvo de uma ação da PolĂ­cia Federal.

Bolsonaro, por meio de sua defesa, também declarou que é ilógico sugerir que a visita à embaixada se tratasse de uma tentativa de fuga.

"Diante da ausĂȘncia de preocupação com a prisão preventiva, é ilógico sugerir que a visita do peticionĂĄrio [Bolsonaro] à embaixada de um paĂ­s estrangeiro fosse um pedido de asilo ou uma tentativa de fuga. A própria imposição das recentes medidas cautelares tornava essa suposição altamente improvĂĄvel e infundada", afirma a defesa do ex-presidente.

"Não hĂĄ, portanto, razões mĂ­nimas e nem mesmo cenĂĄrio jurĂ­dico a justificar que se suponha algum tipo de movimento voltado a obter asilo em uma embaixada estrangeira ou que indiquem uma intenção de evadir-se das autoridades legais ou obstruir, de qualquer forma, a aplicação da lei penal", acrescentam os advogados.


Fonte: O Antagonista

Comunicar erro
ComentĂĄrios