São Paulo, março de 2024 - Ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, têm conquistado um grande espaço na indústria de tecnologia. No entanto, como a sociedade está reagindo a essa inovação? Há hesitação por parte das pessoas? E qual é o perfil daqueles que estão adotando esse recurso? Para compreender essas questões e outras relacionadas à OpenAI, companhia responsável pela tecnologia, a Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, conduziu uma análise sobre o tráfego do site.
Tráfego da OpenIA
De acordo com o estudo, em janeiro de 2024, a OpenAI teve 2.4 bilhões de acessos globalmente, um aumento de 178,10% em comparação ao mesmo período de 2023. O Brasil foi responsável por 5,16% do tráfego total, alcançando a 4ª colocação entre os países que mais visitam o site e subindo um degrau em relação ao ranking do último ano. Os primeiros lugares ficaram com: Estados Unidos (19,78%), Índia (11,62%) e Indonésia (6,17%).
Confira como foram as visitas ao site da OpenAI em dezembro de 2023:
"Podemos observar que alguns países emergentes, como Indonésia e Filipinas, subiram diversos degraus no ranking, enquanto outras nações como Alemanha e França tiveram queda. Isso mostra como algumas regiões podem adaptar esse tipo de tecnologia muito facilmente às atividades enquanto outras, após um interesse inicial, já começam a discutir pontos como o acesso a dados e a real eficiência das informações.", analisa Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Mas quem está utilizando o ChatGPT?
Além do número de visitas, a Semrush também analisou o perfil de quem mais acessa a plataforma de inteligência artificial. Homens representam 67,5% do tráfego, enquanto as principais visitas foram feitas por jovens adultos de 25 a 34 anos (25.5%) e adultos de 35 a 44 anos (23.6%).
Sobre a Semrush
A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 106.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.