Nos momentos em que você utiliza o seu celular, é normal que ele esquente durante algum tempo, como quando está carregando ou rodando algum aplicativo pesado. Entretanto, quando o aparelho aquece demais, pode ser um sinal de alerta importante e envolver alguns perigos.
A seguir, entenda por que acontece o aquecimento do celular e o que se deve fazer para driblar esse problema.
Por que o celular esquenta?
O superaquecimento do celular ocorre por conta da liberação de energia no aparelho. Isso acontece em razão de fatores específicos, como o carregamento da bateria, ou por fatores externos, como deixar o celular no sol ou usar uma capinha que não areja bem o aparelho. O calor exagerado que está fazendo nessa onda de aquecimento global pode ainda estimular que o seu smartphone apresente esse problema.
Quando o aparelho começa a esquentar demais, isso pode afetar a sua eficiência. "Normalmente componentes eletrônicos funcionam melhor em baixas temperaturas, uma vez que a diminuição da temperatura melhora a condutividade elétrica. Porém, a elevação da temperatura ambiente como tem acontecido parece não atingir níveis comprometedores para integridade de aparelhos telefônicos", explica Thompson Reis, coordenador de pesquisa, design e inovação em materiais do Centro de Inovação e Tecnologia do Senai-MG.
Dentre as situações que podem levar ao aquecimento anormal do celular, estão;
Por isso, o ideal é tomar algumas atitudes que ajudem a preservar a temperatura baixa nos componentes, prevenindo problemas mais graves.
Para começar, é importante saber detectar quando a temperatura está muito alta. Isso acontece quando o smartphone está marcando acima de 43°C (o ideal, segundo os especialistas, é que o aparelho esteja entre 37°C e 43°C).
Acima de 43°C, seu celular pode estar correndo riscos. (Fonte: GettyImages)
Para verificar a temperatura, há aplicativos disponíveis que se prestam a essa função, como o Cooling Master e o CPU-Z.
Ao notar que seu celular está com a temperatura muito alta, tente realizar as ações abaixo:
Pode ser que seu celular esteja aquecendo porque ele está desempenhando muitas funções em segundo plano, sem que você saiba. Verifique nas configurações do aparelho se isso está acontecendo e desligue-as.
Você pode, por exemplo, desativar os recursos de Wi-Fi, GPS, redes móveis, Bluetooth ou outros aspectos enquanto não estiverem sendo utilizados.
Muitas vezes, a gente baixa aplicativos para um uso específico e nunca os apaga, mesmo que não esteja usando mais. Pois vale a pena fazer um pente fino e deletar os que estão ociosos, pois os aplicativos parados podem estar colaborando com o aquecimento do seu celular.
As capinhas de celular podem parecer bem inocentes, mas algumas delas, que "tapam" demais o seu smartphone, podem colaborar com o superaquecimento do aparelho. Antes de colocar uma capa nova no seu, avalie se ela não está tampando saídas importantes do celular, evitando que o ar circule adequadamente.
Deixar a tela no brilho máximo também pode superaquecer os componentes do seu celular. Procure usar a luminosidade mais baixa para se precaver quanto a esse tipo de problema. O recurso do brilho automático (quando o celular se ajusta sozinho ao ambiente) é bem útil nesse sentido, economizando bateria e diminuindo o aquecimento.
Apps pesados são os que consomem muitos recursos do seu celular, caso de jogos online como PUBG, Genshin Impact e Call of Duty: Mobile.
Usar muitos apps ao mesmo tempo pode aquecer o seu celular. (Fonte: GettyImages)
Quando você for utilizar esses aplicativos, desligue os outros e procure não ficar com eles na ativa por tempo indeterminado. Além de aquecer, isso pode prejudicar a vida útil do seu aparelho.
Quase todo mundo faz isso, mas é recomendado que não usar o celular quando ele estiver na tomada carregando a bateria. Isso força ainda mais o aquecimento do aparelho, pois exige maior processamento dos componentes. Espere sempre a bateria estar completa, retire-o da tomada para só então começar a usar os seus recursos.
Quando você está em algum lugar em que o sinal do celular é fraco, o seu aparelho pode aumentar a potência de recepção para tentar melhorar a conexão. Com isso, os componentes internos tendem a aquecer acima do normal.
Para evitar que isso aconteça, a sugestão é ligar o seu celular no Modo Avião quando estiver nessa situação, de modo a resfriá-lo. Você ainda conseguirá usar a conexão Wi-Fi e Bluetooth quando estiver nesse modo, mas ele vai aquecer bem menos.
Use apenas cabos e carregadores originais
Outra dica preciosa: o uso de cabos e carregadores não originais também podem colaborar com o superaquecimento do seu aparelho. Além disso, essa é uma atitude bastante perigosa, sobretudo em situações específicas, como quando se usa o celular no banheiro ou na ocorrência de tempestades.
Se o celular continuar aquecendo, o ideal é levá-lo a uma assistência técnica. (Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages
Se mesmo tomando todas as atitudes listadas acima o seu celular não resfriar, o ideal é que você leve o seu aparelho numa assistência técnica para detectar o que pode estar acontecendo.
Caso não faça nada, você corre o risco de danificar o seu aparelho. E, no pior cenário possível, pode ser que a bateria exploda. Por isso, vale a pena ir dar uma olhada para evitar passar por isso. Prevenir é melhor remediar!
Fonte: Canaltech Tecnoblog Buscapé Youtube