O Partido dos Trabalhadores (PT) teceu diversos elogios à questionável "eleição" de Vladimir Putin na Rússia. Através de uma nota oficial redigida pelo secretário de Relações Internacionais, Romênio Pereira, o partido classificou a reeleição de Putin como um "feito histórico", reafirmando o apoio ao partido Rússia Unida, sob a liderança de Dmitry Medvedev, na busca por "um mundo mais justo, multilateral e plural".
"Acompanhamos com grande interesse o desenrolar do recente processo eleitoral presidencial na Rússia", ressalta a nota do PT, que aplaude a alta participação eleitoral e o resultado avassalador de Putin, que afirmou a conquista de mais de 87% dos votos.
Romênio Pereira representou o PT em Moscou, legitimando o processo eleitoral apontado por muitos como fraudulento. No início de 2023, ele também participou de discussões sobre "neocolonialismo" ocidental, promovidas pelo partido de Putin.
A postura do PT em relação a eleições em regimes autoritários não é novidade, tendo anteriormente manifestado apoio às reeleições controversas de Nicolás Maduro na Venezuela e ao governo da Nicarágua, mesmo diante de ações repressivas contra opositores.Investir $150 no mercado de ações pode gerar $1350 por mês
A reeleição de Putin, marcada por acusações de irregularidades e manipulação, é considerada por muitos como a mais corrupta na história russa, segundo o grupo independente Golos.
Hora Brasilia