29/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Manchetes

Andre@zza.net

Ucrânia avisa que Rússia planeja ataque "massivo" em instalação nuclear

A diretoria de inteligência de defesa da Ucrânia adverte que a Rússia simulará um ataque à usina nuclear de Zaporizhzhia.

Por Eliashacker.com.br 27/05/2023 às 12:41:15

O Ministério da Defesa da Ucrânia alertou que a Rússia planeja simular um grande acidente na usina nuclear de Zaporizhzhia , que está sob o controle das forças russas, em uma tentativa de impedir a esperada contra-ofensiva da Ucrânia para retomar seu território capturado por Moscou.

A usina de Zaporizhzhia, que fica em uma área do sul da Ucrânia ocupada pela Rússia, é a maior usina nuclear da Europa e a área tem sido repetidamente atingida por bombardeios com ambos os lados culpando um ao outro pelos perigosos ataques.

Antes da esperada contra-ofensiva da Ucrânia, aumentaram os temores de que um desastre nuclear pudesse ocorrer em meio ao aumento da atividade militar em torno de Zaporizhzhia.

"Os russos estão preparando uma provocação massiva e uma imitação do acidente na usina nuclear de Zaporizhzhia nas próximas horas", disse a diretoria de inteligência do Ministério da Defesa ucraniano na sexta-feira.

"Eles estão planejando atacar o território da ZNPP [Usina Nuclear de Zaporizhzhia]. Depois disso, eles anunciarão o vazamento das substâncias radioativas", disse a diretoria de inteligência em comunicado e posteriormente nas redes sociais.

Relatos de vazamento de material radioativo da usina causariam um incidente global e forçariam uma investigação das autoridades internacionais, durante a qual todas as hostilidades seriam interrompidas, disse a diretoria. A Rússia usaria então essa pausa na luta para reagrupar suas forças e se preparar melhor para parar a contra-ofensiva ucraniana, disse o serviço de inteligência.

"Eles obviamente vão culpar a Ucrânia", disse a diretoria, acrescentando que o objetivo do ataque seria "provocar a comunidade internacional" a investigar o incidente e forçar uma pausa nos combates.

Fonte: Gazeta Brasil

Comunicar erro
Comentários