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Mendonça Filho participa de debate sobre reformulação do Ensino Médio com deputados federais e técnicos do governo

Por Blog do Elias Hacker 16/03/2024 às 08:48:01

O deputado federal Mendonça Filho (União-PE), também coordenador do Novo Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), participou, nesta quarta-feira (13), de café da manhã proposto pela Frente Parlamentar do Brasil Competitivo.

O momento contou com o debate do Projeto de Lei 5230/2023, de autoria do Poder Executivo, que reformula o Novo Ensino Médio. O encontro também contou com a presença de deputados federais das Frentes e de Gregório Grisa, representante da secretaria-executiva do Ministério da Educação. Estiveram presentes, também, entidades setoriais e empresas.

Mendonça Filho citou dados referentes ao ensino técnico como o caminho para que a juventude possa ter oportunidades de emprego no país. Porém, os números oficiais mostram que a situação brasileira no setor estĂĄ aquém da necessidade do mercado.

"O Brasil tem cerca de 12% dos nossos jovens matriculados no ensino médio com acesso a cursos técnicos. JĂĄ na Europa, 40% estão inseridos no ensino profissionalizante. Logo, nosso país estĂĄ distante daquilo que eu considero uma posição razoĂĄvel", explica.

"O governo deseja que a Formação Geral BĂĄsica de trĂȘs anos de ensino médio tenha apenas 600 horas dedicadas à formação técnica, o que inviabilizaria a possibilidade dos jovens fazerem esses cursos. Por isso, proponho que os itinerĂĄrios formativos escolhidos pelo aluno sejam de 900 horas, estando em consonância com o que defende os nossos jovens, que aprovam o currículo flexível", defende.

Tramitação

O Projeto de Lei 5230/2023, que reformula o formato do Novo Ensino Médio, teve urgĂȘncia aprovada pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2023, e sua votação foi adiada para este ano após pedido do ministro da Educação, Camilo Santana. O texto pode ser votado no plenĂĄrio e precisa de maioria simples de votos favorĂĄveis dos deputados presentes na sessão (pelo menos 257 deputados, o que corresponde à maioria absoluta presente) para avançar e ser encaminhado ao Senado.

Sobre a FPeduQ

Lançada no dia 10 de maio, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributĂĄria e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsĂĄvel pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsĂĄvel por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino bĂĄsico.

Presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Frente tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

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