31 dicas de marketing para aplicar em empresas de todos os portes
Uma dica por dia. Trabalho constante e focado. Estar presente no mundo virtual deixou de ser uma opção – é uma necessidade que não pode ser ignorada.
Mas isso pode e deve ocorrer da melhor maneira. E é por isso que separamos 31 dicas de marketing para você aplicar.
Veja:
1 – Marque a sua presença online
Precisamos começar pelo básico. Você precisa ter presença online – ou de nada adiantará as 30 dicas de marketing restantes.
Crie perfil de sua empresa no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube Pinterest e Twitter (se fizer sentido para o seu negócio).
Crie avatar e capas personalizados e padronizados e, claro, atualize todas as suas redes sociais constantemente.
2 – Analise bem seus concorrentes
Feito isso, procure posicionar-se de maneira diferente de todos eles. Você quer ser único e original, certo?
Então encontre sua forma de comunicar-se verbal e visualmente.
3 – Exponha seus diferenciais
Dentro desse contexto, deixe claro quais são os seus diferenciais. E faça isso de maneira leve, mostrando a essência da empresa e porque ela é melhor do que a concorrência.
Pode ser tanto em postagens em redes sociais como em produção de conteúdo dentro do site.
4 – Identifique onde estão as suas oportunidades
Conheça bem qual o perfil do cliente ideal de seus negócios. Quem é ele, o que busca, suas expectativas e o mais importante: qual o motivo de ele precisar de você?
O consumidor moderno é exigente e tem uma gama de informação à sua disposição.
Por isso, comunique-se indo direto ao ponto, mostrando que sua marca tem valor e soluciona o problema de seus potenciais clientes.
Sabendo quem tem fit para comprar o que você vende e onde essa pessoa está, você não perde tempo e nem dinheiro focando na persona errada.
Como resultado, isso reduzirá o custo de aquisição de clientes. Aliás, você sabe o que é CAC?
5 – Monte um plano de marketing que seja prático
Analise fatores internos e externos que podem influenciar seus negócios. Por exemplo, uma boa forma de fazer isso é através da Matriz SWOT.
Através disso fica muito mais fácil a tomada de decisão por parte dos gestores. Afinal, você saberá exatamente no que e como direcionar os esforços e também investimentos.
6 – Inbound marketing: bom e barato
O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma forma eficaz e também mais barata para geração de leads.
É diferente de outbound marketing. Trata-se de criar conteúdos relevantes para mostrar que a sua empresa é referência no segmento em que atua.
Faça a captação de clientes por meio de:
- textos em blogs;
- eBook;
- infográficos;
- webinários;
- vídeos e quaisquer outros conteúdos criados.
Isso fortalece a sua presença online e faz você crescer na busca orgânica feita através do Google. Consequentemente, sua marca aumentará a relevância digitalmente no ramo de atuação.
Para isso, mapear as palavras-chaves que o seu público-alvo pesquisa é o passo inicial. Assim, você saberá quais conteúdos você precisa produzir.
7 – Construa uma imagem de referência
O marketing de conteúdo é voltado para isso. E você precisa entender que a cada texto feito, material rico ou qualquer outra ação deve ser voltada para construir uma imagem de referência.
Essa é, a bem da verdade, uma das principais dicas de marketing que você pode ter. Mostre que sua empresa é referência naquilo que faz.
Deixe claro que ela domina tudo o que envolve o produto e/ou serviço que vende. E também que entende todo o contexto em que está inserida e sabe todas as "dores" dos seus clientes.
Além disso, busque parcerias estratégicas e tenha sua marca linkada à outras que agreguem em credibilidade.
8 – Mostre que você é bem cotado
Avaliações da empresa via Facebook e Google são excelentes formas de aumentar a relevância e a credibilidade dentro do ambiente online.
Peça para seus melhores clientes escreverem algo positivo sobre você. Acione o setor de customer success para isso.
Assim, quem estiver procurando por empresas do seu segmento poderá ver que você é bem quisto pelos seus clientes.
Outro ponto importante é a chamada prova social, que são depoimentos que seu cliente dá, sobre você, que ficam visíveis na home do seu site. Faça isso!
9 – Faça link building
A dica acima está ligada diretamente com essa. Link building é a troca de links entre dois sites (em geral blogs) para:
- oferecer maior credibilidade à sua marca;
- criar maior relevância dentro da internet;
- crescer nos mecanismos de buscas;
- reforçar as palavras-chaves que são importantes ao seu negócio.
Então, o que fazer? Entre em contato com seus parceiros e proponha essa troca.
Você colocará alguns links de conteúdos seus em palavras-chaves estratégicas dentro de textos que ele produziu.
Da mesma forma, você irá inserir links do parceiro em seus conteúdos.
10 – Realize comarketing com seus parceiros
Comarketing são boas maneiras de chegar a um público que você ainda não conseguiu atingir. Entre em contato com seus parceiros ou, então, prospecte alguns.
Por exemplo, você pode iniciar com uma estratégia de link building. Depois disso, avançar para um eBook em conjunto – ou então webinar.
Vocês dividirão os custos de criação e divulgação e também os leads gerados. Combine de cada um fazer o disparo para sua base de contatos.
Mais leads qualificados para todos!
11 – Atenda bem quem chega até você
Depois que você conseguir ter uma boa presença online, é preciso garantir um atendimento ao cliente sempre eficiente.
É vital deixar uma boa impressão nas pessoas que chegam até a sua empresa desde o primeiro contato. É neste momento que ela formará a opinião sobre sua marca. Encante. Engaje.
Faça com que elas sintam prazer em compartilhar o que você produz.
Sem um bom relacionamento com o cliente, para falar a verdade, dificilmente as outras dicas de marketing trarão o resultado esperado.
12 – Adapte o seu conteúdo para a nova geração
A geração Y tem suas peculiaridades – e isso precisa ser entendido. Mais do que isso, o conteúdo que você gerar tem que fazer sentido para ela.
Caso contrário, poderá simplesmente ser ignorado. Ela faz parte, ou fará em um momento muito próximo, parte do seu público-alvo.
Apresente conteúdo criativo, em diferentes plataformas, falando sobre criatividade no ambiente de trabalho, valorização das pessoas, entre outros. E ofereça sempre interações.
13 – Faça vídeos e poste no YouTube
Você não pode mais ignorar o fato de construir conteúdo em vídeo. O consumo de conteúdo neste formato cresceu 135% de 2015 a 2018, você sabia?
Webinar é uma excelente forma de usar bem a plataforma. Você chama um parceiro (ou faz você mesmo, sozinho) e fala sobre assuntos relevantes para seu público alvo.
Mais do que isso, você pode fazer essa transmissão ao vivo e, para que as pessoas possam assistir, crie uma landing page de castrado.
Assim, você terá leads gerados por pessoas que têm interesse no que você está comunicando.
Além disso, o YouTube também conta para o SEO. Trabalhe as suas KW lá e link textos e/ou páginas que são relevantes para você em seu canal.
14 – Comunique-se de maneira leve nas redes sociais
Redes sociais precisam ser mais do que um mero canal para você distribuir o conteúdo que você gerou.
Busque criar uma conexão com a sua audiência e, para isso, uma comunicação leve é uma boa saída. Até para conseguir a viralização daquilo que você produziu.
Você pode registrar a rotina da empresa no Instagram, por exemplo.
Depois disso, usando as ferramentas adequadas, é possível monitorar o que falam sobre você e reverter situações ruins que possam aparecer.
15 – Seja criativo nos seus conteúdos
Deixe a criatividade fluir. Textos são importantes e seu blog, mas não são os únicos formatos possíveis. Faça eBooks, infrográficos, pesquisas, quiz, webinars, vídeos, memes.
Pegue o celular, grave vídeos, poste fotos do dia a dia da empresa. Enfim. Produza algo diferente do que todos já fazem.
16 – Dê voz ao seu público
Dar voz e visibilidade ao público é uma das dicas de marketing mais simples e eficiente. Mostre que você se preocupa com o sucesso do cliente e que sua marca estará sempre a procura de fazer o melhor para ele.
Rodar pesquisas de NPS pode ser uma excelente maneira de como calcular satisfação do cliente. E consumidores satisfeitos são excelente fontes para atrair novas pessoas com vontade de consumir a sua marca.
Portanto, busque isso, tornar seus clientes evangelizadores da sua empresa para que eles possam indicar você ao mercado.
17 – Incentive as pessoas a compartilharem o seu conteúdo
Além de dar voz e vez às pessoas, estimule eles a compartilharem e comentarem as suas postagens nas redes sociais. Essas são as principais formas gratuitas de fazer seu conteúdo chegar à mais pessoas.
Entre em brincadeiras e memes (dentro de um limite, claro), faça questionamentos, ofereça promoções. Enfim. Teste e veja o que funciona melhor para o seu público.
18 – Escreva bons emails marketing
O email marketing segue sendo uma das principais formas de comunicar-se com seus clientes em potencial.
Use plataformas de automação para criar segmentações de acordo com perfil e monitore o desempenho de seus disparos para poder azeitar a sua estratégia continuamente.
19 – Faça teste A/B para melhorar seu desempenho
Testes A/B são as melhores maneiras de otimizar as taxas de conversões, seja em suas páginas, seja em suas redes sociais. Mas pode ser feito basicamente em qualquer coisa.
É essencial realizá-los para saber quais imagens, títulos, conteúdos e também CTAs funcionam melhor com o público que você está tentando impactar. Assim você terá a sua estratégia sempre otimizada. Reduzirá a taxa de rejeição e poderá economizar dinheiro na tarefa de atrair pessoas à sua empresa, usando os elementos certos para as pessoas certas.
20 – Adicione CTAs em seu conteúdo
CTA significa, em inglês, Call To Action. Em uma tradução livre, chamada para ação. Seu objetivo é ser mais imperativa.
Ela atua chamando as pessoas para baixar um eBook, preencher um formulário de trial, falar com o consultor, entre outros.
Você pode trabalhar a CTA tanto no fim dos conteúdos (o que é mais comum), como também no meio deles se fizer sentido.
Cuide, se você optar por esse último, para não intimidar as pessoas e nem ser comercial demais. Mas que tal fazer testes A/B para ver qual modelo funciona melhor?
21 – Otimize o SEO em suas páginas
Boas práticas em SEO fazem com que a página de seu site seja visto por mais gente, pois crescerá em relevância dentro do mecanismo de busca do Google para o tráfego orgânico.
O mesmo vale para o conteúdo feito em seu blog. Por isso, atente para algumas coisas como:
- Usar a palavra-chave (KW) no título do texto, na primeira linha do conteúdo e também na URL;
- Repetir a palavra-chave em cerca de 1% das palavras do seu texto;
- Incluir imagem, vídeos e quaisquer outros materiais multimídias no texto (sempre salvando-os com o nome da sua KW);
- Adicionar links de textos de seu blog e de outros para emprestar relevância ao conteúdo;
- Adicionar botões para compartilhamento em redes sociais.
22 – Calcule o ROI
O marketing digital possibilita uma maior facilidade de mensurar os seus resultados, em cada etapa, como uma precisão muito maior.
Isso é essencial para poder corrigir gargalos de imediato, sem impactar o todo.
Você sabe quanto custo cada conversão de cada lead e, assim, poderá direcionar esforços para diminuir o valor.
Por isso é essencial ter reuniões de feedback com todos do seu time de marketing para analisar o que está sendo feito, calcular o ROI e saber se o resultado está dentro do esperado.
23 – Não centralize o marketing
Não centralize o marketing unicamente em seu escritório, em uma pessoa sentada em frente ao computador, fazendo tudo o tempo todo.
As estratégias precisam ser pensadas por todos. No entanto, claro que a palavra final será do especialista.
Mas, você sabe bem que muitas mentes juntas pensam melhor do que uma, não é mesmo?
Por isso considere a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital para potencializar os resultados.
24 – Converse com o time comercial
Dentro desse contexto, falar com a equipe de vendas é algo valioso. É ela quem está em contato constante com os prospects e sabe das dores que eles têm,
Sim, integração entre marketing e vendas – smarketing – é estratégico e não pode ser mais ignorado. Fazendo isso você conseguirá melhorar a qualidade do conteúdo.
Ele terá muito mais valor para quem o consome, será muito mais didático. O resultado? Leads muito mais qualificados, maduros, muito mais educados para a compra.
E isso automaticamente facilitará o trabalho do SDR e reduzirá o ciclo de vendas. A empresa só tem a ganhar!
25 – Monte um cronograma de ações – e cumpra-o!
Organize-se. Planeje as ações a serem feitas, as datas e os responsáveis por ela. Crie este cronograma e, claro, cumpra-o.
Analise todos os dados possíveis e depois mensure para uma avaliação correta. Nenhuma das dicas de marketing terá efeito se não houver disciplina em suas aplicações.
Você concorda com isso, certo? Compartilhe com todos em uma planilha, por exemplo, dentro do Google Drive, que é gratuito. Assim todos terão acesso ao documento atualizado.
26 – Tenha o controle de tudo o que é feito
Através de plataformas de automação de marketing como MailChimp, Dinamize ou Pipz, por exemplo, você consegue muito mais do que disparar emails em massa.
Você tem consegue ver as métricas necessárias para saber se a sua estratégia funcionou ou não.
E, caso você use um CRM Online, pode integrá-los diretamente ao seu funil de marketing ou de pré-vendas para preparar o lead para a compra.
27 – Invista no branding da empresa
Mostre quem a sua marca é. A essência da sua empresa. Esse é o papel do branding, que vai muito além de logo ou grafismos – mas, claro, engloba isso também.
Esse processo é importante para deixar claro o posicionamento da marca para o mercado e obviamente aos clientes.
E isso ocorre levando em consideração a missão, visão e os valores envolvidos na companhia.
Desta forma será mais fácil para o consumidor confiar na sua empresa, afinal, ela está se abrindo, sendo verdadeira com aqueles que ela impacta.
28 – Invista em links patrocionados
Essa é uma das dicas de marketing que demandam mais tempo, paciência e, claro, investimento financeiro.
Links patrocinados são anúncios vinculados em outras páginas mas que são relacionadas ao negócio de sua empresa. Eles são pagos, por óbvio.
Eles são entregues à pessoas com interesse em comum àquilo que você vende mas que ainda não conhecem a sua marca.
Falamos tudo o que você precisa saber, neste eBook grátis, sobre como gerar leads e impulsionar vendas com o Google Adwords.
29 – Recicle e repagine
Que tal repaginar o que você já escreveu? Essa é umas das dicas de marketing mais simples de fazer. Pegue aqueles textos antigos, de 3, 4 anos atrás e reescreva.
Dobre de tamanho ele, atualize a data e republique. Ou então unifique os que dialogam entre si em um eBook, ou então no kit com vários artigos.
Você é quem sabe. O que você produziu segue tendo valor, você só precisa transformá-lo um pouquinho.
30 – Marque presença em eventos
Quais são os principais eventos do segmento em que sua empresa atua? Descubra e marque presença neles. Se você não tem dinheiro para patrociná-los, montando estande de exposição, não tem problema.
Vá igual. Mande confeccionar centenas de cartões e folders que mostrem o que a sua empresa faz e como as pessoas podem contatá-la.
Eventos são excelentes oportunidades para networking. Há muitos empreendedores interessados em fazer parcerias e pessoas interessadas em comprar. Não fique de fora!
31 – Invista em tecnologia desde a geração de leads à venda
A tecnologia precisa ser uma aliada das empresas. É ela quem fará com que todas as dicas de marketing que trouxemos aqui traga os melhores resultados para seu negócio.
E ela precisa estar presente desde o momento de captar clientes até a venda. Um sistema de vendas bom, aliás, garantirá que todo o esforço, todas as estratégias, valeram a pena.
É através da tecnologia que as metas e objetivos de sua empresa podem ser atingidos da melhor forma. O planejamento em marketing deve ser constante.
Acima de tudo, fique sempre atento às tendências e antecipe-se à concorrência. Como resultado, você sempre estará na vanguarda dentro do setor que você