O requerimento para convocar o ministro-chefe da Secretaria de
Comunicação Social foi protocolado pelo deputado Evair de Mello (PP-ES), junto
à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e à Comissão de Fiscalização Financeira
e Controle (CFFC). O intuito é que Paulo Pimenta seja ouvido sobre o gasto de
R$ 6,8 milhões com pesquisas de popularidade referentes à imagem do presidente
Lula.
A FSB Comunicação é a empresa selecionada para conduzir as pesquisas, a
qual inclui o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) e possui
diversos contratos com a Secretaria de Comunicação do Governo, somando um
investimento de R$ 22,6 milhões. A relação contratual com a empresa teve início
em março de 2022 e permanece ativa até o presente mĂȘs. O ministro de Lula
precisarĂĄ justificar o investimento desproporcional.
Os resultados do Instituto divergem da visão da população brasileira
sobre a aprovação do governo Lula. O Instituto Atlas Intel revelou que 40% da
população desaprovava o governo Lula em janeiro deste ano, enquanto o instituto
contratado pelo governo afirmou que este número era de 29%. O primeiro
instituto informou que a aprovação de Lula em janeiro era de 30%, ao passo que
o favorecido pelo Planalto indicou uma aprovação de 62%.
Fonte: As informações são do DiĂĄrio do Poder.