Criminosos conseguiram um método para burlar o identificador de chamadas e, assim, fingirem serem de bancos para aplicar golpes via telefone. De acordo com as vítimas, além de o número ser o mesmo do Call Center, a locução das ligações também é idêntica à da instituição financeira.
– A gravação é exata, com as mesmas opções, mesma locução. É a mesma locução inclusive, eu tenho gravado e eu ligo, é a mesma, é tudo igual – declarou uma consultora de vendas de Santa Cruz do Sul (RS) que perdeu R$ 16 mil, segundo informações do Jornal Nacional.
De acordo com a vítima, os golpistas perguntaram se ela havia efetuado compras de R$ 16 mil. Após dizer que não, a mulher foi instruída a transfeir o mesmo valor para outra conta corrente para só assim receber o dinheiro de volta.
Além dela, outras pessoas passaram por um golpe similar, como uma professora de São Paulo que perdeu R$ 72 mil. Na ligação, ela foi orientada a ir até um caixa eletrônico e passou seus dados bancários.
– Eu estava pra trocar um veículo e, simplesmente, por isso que foi liberado aquele dia o dinheiro, que eu já ia trocar. E no mesmo dia que foi liberado, eles acabaram com tudo em 10 minutos – lamentou.
Segundo especialistas, os números da ligação são fraudados por meio de programas que mudam o ID do telefone. Diretor-adjunto de serviços da Febraban, Valter Faria explica como não cair nesses golpes:
– O banco sempre trabalha mais de forma passiva, aguardando que o cliente ligue pros números de suas centrais de atendimento. Então, se você receber uma ligação em que se está identificando como determinado banco, antes de qualquer ação ou passada de informação sobre suas credenciais bancárias, a recomendação é essa: desligue e ligue para o seu banco – orientou.
Já a Agência Nacional de Telecomunicações informou que está trabalhando para criar uma ferramenta focada em bloquear ligações adulteradas.
Créditos: Pleno News