A autodenominada "estrela geriátrica" era conhecida por seu distintivo
cabelo branco curto, óculos enormes, batom vibrante e colares volumosos.
Apfel atingiu o auge de sua fama nas décadas de 1980 e 90, mas era
presença constante nos desfiles de moda de Paris por mais de meio século.
Ela também atendeu a uma série de clientes celebridades, incluindo Greta
Garbo e Estée Lauder.
Sua morte foi anunciada aos seus quase três milhões de seguidores no
Instagram, com uma foto de Apfel usando seus renomados óculos redondos
oversized.
O designer americano Tommy Hilfiger foi um dos que prestou homenagem,
elogiando Apfel como uma "inovadora e líder" no mundo têxtil e da moda, que
"ficará na história".
"Iris Apfel se tornou uma ícone da moda mundial devido ao seu incrível
talento não apenas como artista, mas como influenciadora", disse ele.
"Ela teve um efeito incrível em tantas pessoas com seu coração generoso e toque
mágico com todos que ela encontra."
Em 2014, ela foi o foco de um documentário, chamado Iris, dirigido pelo
renomado diretor Albert Maysles.
Em uma entrevista ao BBC Newsnight em 2015, ela expressou sua opinião de
que "se vestir deveria ser divertido" e uma "oportunidade para brincar".
"Isso faz parte da minha vida porque sou uma pessoa criativa, e acredito
que os outros também deveriam se permitir um pouco de criatividade", disse ela.
Questionada sobre o que achava da ideia de vestimentas apropriadas para a
idade, ela afirmou que "se você consegue sustentar, é apropriado".
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br