14/04/2024 +55 (83) 98773-3673

Educação

Andre@zza.net

Estudantes de escolas públicas fazem cobertura jornalística do G20

Por Eliashacker.com.br 29/02/2024 às 22:51:20

O encontro do G20, que reĂșne ministros e autoridades das maiores economias mundiais, estĂĄ sendo acompanhado por jornalistas dos mais importantes veĂ­culos de imprensa brasileiros, além de diversos jornalistas estrangeiros. Circulam também na ĂĄrea de imprensa do evento, grupos de estudantes das escolas municipais da capital paulista, que sedia o evento.

Os adolescentes fazem parte do projeto Imprensa Jovem, que promove educação midiĂĄtica para alunos de diversas escolas da rede pĂșblica. Com celular na mão e muita curiosidade, trĂȘs participantes do projeto entrevistaram um dos repórteres da AgĂȘncia Brasil que estĂĄ cobrindo o evento internacional.

As jovens quiseram saber de tudo, desde o que é preciso para se tornar um bom jornalista, até quais são as especificidades da cobertura de um evento que mistura economia e polĂ­tica internacional. A entrevista também serĂĄ veiculada pelo programa Boas PrĂĄticas, da TV Cultura, que tem uma parceria com a iniciativa.

"O Imprensa Jovem tentar sempre criar conteĂșdos midiĂĄticos para outros jovens", explica Winnie Stefanie a respeito do trabalho realizado no projeto. A adolescente de 17 anos diz que a iniciativa teve um papel importante no seu desenvolvimento pessoal. "Eu era muito interessada em edição de vĂ­deo, tinha interesse também em me comunicar melhor. Esse projeto abriu portas enormes e, hoje, eu consigo fazer isso com muita facilidade".

Isabela Lima, de 14 anos, é aluna do ensino fundamental e pretende ingressar no ensino técnico jĂĄ na ĂĄrea de jornalismo. "Eu sempre tive um amor muito grande por conversar com pessoas e escutar. Porque ser jornalista, acredito eu que não seja só falar, mas também escutar", conta a jovem, que estuda em uma escola da zona sul paulistana, sobre como se interessou pela ĂĄrea.

O Programa Imprensa Jovem surgiu em 2005 como um projeto de rĂĄdio com notĂ­cias sobre a comunidade escolar. Atualmente, participam da iniciativa cerca de 7 mil alunos em mais de 350 escolas da rede municipal de educação.

Na cobertura das reuniões do G20 estão estudantes de seis unidades escolares paulistanas.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios