Um dos modelos mais importantes do portfólio da Toyota deve ganhar
atualizações importantes de design neste 2024 no Brasil. Trata-se do Corolla
Cross 2025, um SUV médio rival de Jeep Compass e que trava uma disputa com o
GWM Haval H6 entre os modelos híbridos no país.
A novidade que o consumidor brasileiro pode receber até o final do ano
foi antecipada com o lançamento do Corolla Cross 2025 na Tailândia. Apesar de
distante daqui, o carro apresentado por lá antecipa o que podemos esperar para
o SUV médio no Brasil. A Toyota do Brasil ainda não confirmou oficialmente se
as mudanças vão chegar por aqui.
O carro deve ganhar um facelift, que é a mudança visual pra ficar mais
atualizado dentro de uma mesma geração. O Corolla Cross 2025 pode ostentar
dianteira com linguagem semelhante à adotada em novos modelos da Toyota.
Na frente, o SUV médio tem novos faróis, com desenho interno bem mais
elegante e tecnológico: ao invés de uma barra em LED, o conjunto de DRL terá
desenho mais sofisticado. A grade dianteira do Corolla Cross agora é divida em
dois segmentos: o de cima tem um elemento vazado em formato de colmeia,
enquanto a parte inferior é idêntica ao já oferecido atualmente.
Na traseira, as lanternas tem novo desenho interno e o SUV tailandês
perde o emblema "Hybrid" pelo "HEV". Por outro lado, o polêmico abafador do
escapamento, apelidado de "marmita" persiste. A mudança para linha 2025 também
oferecerá novos conjuntos de rodas.
Do lado de dentro, o Corolla Cross 2025 ganha sutis mudanças, mas
deverá receber um equipamento para fazer jus ao preço que é cobrado. O carro
ganha cluster digital com tela de 12,3 polegadas, semelhante ao que agora
equipa o Corolla 2024.
Além disso, o modelo tem nova multimídia de 10,1 polegadas com
Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O design interno, no conjunto da obra,
permanece como já oferecido atualmente, mas um olhar mais atento revela uma
importante novidade.
O SUV deverá abolir o arcaico freio de estacionamento de pedal,
conhecido jocosamente como "freio de mão de pé" por um freio de estacionamento
eletrônico. O dispositivo é operado por botão no cosole central, ao lado de
outro com função "auto hold".
O visual renovado apresentado na Tailândia dará ao Corolla Cross
2025 um frescor necessário para seguir competitivo no Brasil. Contudo, ainda
não está certo se a Toyota vai aplicar mudanças nos motores oferecidos.
Por ora, o carro manterá opção pelo motor 2.0 Dynamic Force flex
naturalmente aspirado com até 177 cv com etanol ou 169 cv com gasolina e câmbio
do tipo CVT, que simula 10 marchas. Além desse motor, há o híbrido HEV com
reúne motor 1.8 flex um motor elétrico.
Com 122 cavalos de potência combinada, esse foi o primeiro motor híbrido
flex do mundo. Segundo o Inmetro, faz 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na
estrada com gasolina. Por ser tipo HEV, não gasta carregar em wallbox: o carro
regenera a bateria sozinho.
No entanto, a concorrência tem oferecido conjuntos híbridos mais
eficientes e com até 170 km de autonomia elétrica. Isso pode ser um motivo para
a Toyota atualizar seu SUV.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br