01/03/2024 +55 (83) 98773-3673

Internacional

Andre@zza.net

Primeiro caso fatal de varíola do Alasca é registrado nos EUA

Por Blog do Elias Hacker 13/02/2024 às 14:42:46

Foto: Departamento de Saúde do Alasca

As autoridades de saúde dos Estados Unidos confirmaram na última sexta-feira (10) o primeiro caso fatal de varíola do Alasca, doença rara causada por um vírus do mesmo gênero da varíola. A vítima foi um idoso que estava em tratamento contra o câncer e que, por conta disso, tinha um sistema imunológico debilitado.

O caso foi registrado no estado do Alasca, onde o vírus foi descoberto em 2015. Pequenos mamíferos são considerados os principais vetores da doença, mas ainda não há certeza de como o paciente se infectou. Uma possibilidade levantada pelas autoridades é que ele tenha sido arranhado por um gato de rua que cuidava.

O paciente notou um ferimento vermelho na axila em setembro do ano passado. Ele procurou atendimento médico e recebeu tratamento com antibióticos, mas não obteve melhora. Nas semanas seguintes, começou a sentir fadiga e dor no ombro. Em meados de novembro, ele foi hospitalizado e, em janeiro, faleceu.

Este é o primeiro caso de varíola do Alasca registrado fora do interior do estado, o que pode indicar que o vírus está mais disseminado do que se imaginava. As autoridades de saúde alertam para a importância de se tomar precauções ao entrar em contato com animais selvagens ou de rua, como usar luvas e evitar contato direto com a saliva ou fezes desses animais.

Fonte: Gazeta Brasil

Comunicar erro
Comentários