01/03/2024 +55 (83) 98773-3673

PolĂ­cia

Andre@zza.net

Pepita de ouro apreendida com Valdemar Costa Neto é de garimpo, aponta perícia da PF

Por Blog do Elias Hacker 09/02/2024 às 07:16:16

Uma perícia preliminar conduzida pela Polícia Federal (PF) identificou que a pepita de ouro apreendida com o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, é originĂĄria de atividade de garimpo. O político foi preso em flagrante nesta quinta-feira (8/2) por porte ilegal de arma de fogo, sendo um dos investigados na Operação Tempus Veritatis, que investiga o envolvimento de uma organização criminosa que tentou um golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.

A pedra preciosa foi encontrada durante uma busca em uma das residĂȘncias de Costa Neto, localizada em Brasília. Na mesma operação, os investigadores também apreenderam uma arma de fogo, resultando na prisão em flagrante do político por posse ilegal de arma.

Conforme o laudo pericial da Polícia Federal, a pepita possui aproximadamente 39 gramas e um teor de ouro de cerca de 91,76%, avaliada em aproximadamente R$ 11,6 mil.

"Características como o alto teor de ouro, textura, granulometria, composição química e mineral indicam que se trata de um produto aurífero primĂĄrio, proveniente de extração direta da jazida, sem processamento, típico de atividade de garimpagem", afirma trecho do documento obtido pela TV Globo.

A definição precisa da origem do ouro apreendido aguarda novas anĂĄlises e incluirĂĄ o confronto entre o perfil químico do material e outros perfis registrados em um cadastro governamental.

Em comunicado, a defesa de Costa Neto argumentou que o material "possui baixo valor e não configura delito de acordo com a jurisprudĂȘncia vigente".

Fonte: Gazeta Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios