Um inusitado carro conversível chamou atenção durante evento da
Volkswagen, que anunciou R$ 9 bilhões extras em seu ciclo de investimentos no
Brasil até 2028 com direito à visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva à
fábrica em São Bernardo do Campo (SP). O chefe do Executivo desfilou pela
fábrica a bordo de um Virtus Cabrio, um projeto especial feito para a visita.
O "Virtus Cabrio", como o veículo foi batizado pela marca, é um showcar,
ou seja, um modelo conceitual sem qualquer previsão de virar carro de produção
em série. O inusitado sedã conversível agrega elementos das versões Highline e
Exclusive.
O modelo foi pintado na bela cor azul Biscay e ganhou rodas de 18
polegadas com acabamento escurecido. O interior é preto e o carro é equipado
com motor 1.4 Turbo 250 TSI acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
Segundo a marca, mais de 30 profissionais do Desenvolvimento do Produto
trabalharam no projeto por seis semanas.
Para ganhar vida, o Volkswagen Virtus Cabrio não apenas teve o teto
cortado. O engenheiros aplicaram reforços estruturais, uma vez que o carro
perdeu as colunas B e C. Além disso, o sedã teve o assoalho alongado para
oferecer mais espaço.
Por fim, o showcar ganhou
peças exclusivas, feitas somente para ele. A Volkswagen incluiu uma barra
transversal no lugar da coluna B, que serve de apoio para ocupantes em pé. O
conversível também ganhou uma peça de acabamento para fechamento de colunas e
portas.
O Volkswagen Virtus Cabrio levou Lula o vice-presidente Geraldo Alckmin
para um passeio interno nas instalações da unidade Anchieta. Curiosamente, os
dois políticos estiveram no mesmo contexto, só que em 2003. Na época, a marca
comemorava 50 anos no Brasil e recebeu visita do então presidente e do
governador de São Paulo.
No episódio deste 2024, os dois políticos assinaram o capô do veículo,
que será destinado à Garagem VW, um museu com vários carros que contam a
história da montadora no Brasil.
Não é a primeira vez que a Volkswagen cria um projeto semelhante para
visitas presidenciais. A empresa também produziu um showcar conversível baseado
no Fusca em 1959 e em 1993. Também fabricou versões conversíveis do Polo Sedan
em 2003 e Fox em 2005.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br