A garganta inflamada pode acontecer devido a rinite, resfriados ou inalação de ar frio, mas também pode surgir devido a situações mais sérias, como amigdalite, rinite ou COVID-19.
Por norma, a garganta inflamada surge acompanhada de outros sintomas como dor, dificuldade para engolir, tosse ou espirros, que ajudam o médico a identificar uma possível causa e descobrir o diagnóstico correto.
Em caso de garganta inflamada, é sempre aconselhado consultar um clínico geral ou otorrinolaringologista, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, anti-histamínicos ou antibióticos.
Principais sintomas
Os principais sintomas de garganta inflamada são:
- Dor na garganta;
- Irritação na garganta;
- Dificuldade e dor para engolir;
- Garganta muito vermelha e inchada;
- Presença de pus na garganta;
- Tosse seca;
- Perda de apetite;
- Febre;
- Mau hálito;
- Ínguas no pescoço.
Além disso, em algumas situações, a inflamação na garganta também pode causar dor de cabeça, dor no corpo, coriza, espirros, nariz entupido ou sensação de bolo na garganta.
Causas de garganta inflamada
As principais causas de garganta inflamada são:
1. Gripe ou resfriado
A gripe e o resfriado são as causas mais comuns de garganta inflamada, pois os vírus que entram pelo nariz se acumulam e multiplicam na garganta, provocando inflamação e o surgimento de sintomas como dor, tosse, espirros e dor de cabeça.
2. Amigdalite
A amigdalite é uma inflamação das amígdalas causadas por vírus ou bactérias, que são transmitidos pela inalação de gotículas liberadas no ar ao tossir ou espirrar ou através do beijo, por exemplo, podendo provocar sintomas como dor de garganta, febre e mal estar.
3. COVID-19
A garganta inflamada é um dos possíveis sintomas de COVID-19, que pode ser acompanhada por outros sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, febre alta, tosse seca e persistente, falta de ar e dificuldade para respirar, por exemplo.
4. Rinite
A garganta inflamada pode ser causada pela rinite, um tipo de alergia à poeira, fumaça ou ácaros, por exemplo, que inflama a mucosa nasal, provocando sintomas como coriza frequente, tosse, espirros e dor de garganta.
5. Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, que causa inflamação da parede do esôfago, provocando queimação, azia e laringite, que é uma inflamação na garganta.
6. Sinusite
A garganta inflamada pode ser causada pela sinusite, uma inflamação dos seios da face provocada pela alergia a ácaro, poeira ou pelo de animais, por exemplo, gerando sintomas como coriza frequente, dor na garganta e catarro amarelado ou esverdeado.
7. Ar seco ou frio
A inalação de ar seco ou frio, como em estações mais frias ou pelo uso frequente de ar condicionado, pode diminuir a umidade, causando irritação da garganta e levando ao surgimento de sintomas como dor ao engolir.
8. Uso excessivo da voz
A garganta inflamada pode surgir devido ao uso excessivo da voz por longos períodos e sem descanso. Isso porque o uso da voz pode provocar uma sobrecarga dos músculos da garganta, causando sintomas como rouquidão, dor e perda da voz.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da garganta inflamada deve ser feito por um otorrinolaringologista ou um clínico geral, através de exames físicos como observar a garganta, apalpar o pescoço para verificar se existem nódulos inchados e auscultar a respiração da pessoa.
Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.
MARCAR CONSULTA*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Ceará e Distrito Federal
Além disso, de acordo com os sinais e sintomas apresentados, o médico também poderá solicitar exames como endoscopia, testes de alergia ou cultura da garganta, que é um exame que consiste na coleta de uma amostra de secreções para identificar o que pode estar causando a inflamação na garganta.
Como é feito o tratamento
O tratamento da garganta inflamada varia conforme a causa dessa condição que, em alguns casos, não precisa de medicamentos. No entanto, o uso de remédios analgésicos, antibióticos ou histamínicos, pode ser indicado pelo médico em alguns casos.
1. Medicamentos
Alguns medicamentos que podem ser indicados pelo médico para tratar a garganta inflamada são:
- Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, nimesulida ou naproxeno, que diminuem a inflamação, aliviando a dor na garganta;
- Analgésicos, como paracetamol ou dipirona, que aliviam a dor e a febre, sendo indicados, para gripes, resfriados e COVID-19, por exemplo;
- Antibióticos, como amoxicilina, penicilina e ácido clavulânico, que são usados em casos de amigdalite e sinusite;
- Anti-histamínicos, como fenergan, sinutab e claritin, que geralmente são indicados para o tratamento da rinite.
Além disso, a vacina anti-alérgica também pode ser indicada pelo médico para o tratamento da rinite alérgica.
2. Remédios caseiros
Alguns remédios caseiros, como chá de gengibre, chá de eucalipto e chá de romã ajudam no tratamento da garganta inflamada, fortalecendo o sistema imunológico e diminuindo a inflamação.
Embora possuam propriedades benéficas para a saúde, o uso dos remédios caseiros não deve substituir o tratamento prescrito pelo médico.
3. Alimentação
Enquanto a garganta estiver inflamada, é aconselhado priorizar o consumo de alimentos que são macios e que não causam irritação na garganta, como mingau, sopa, macarrão, iogurte e carnes moídas ou desfiadas.
Outros cuidados
Alguns cuidados que podem ajudar no tratamento de garganta inflamada são:
- Repousar;
- Evitar mudanças bruscas de temperatura;
- Beber bastante líquidos, como água, água de coco ou chás;
- Mastigar bem os alimentos;
- Fazer gargarejo com água morna e sal;
- Evitar fumar e lugares com fumaça.
Além disso, é recomendado também evitar o consumo de bebidas alcoólicas, já que esse tipo de bebida causa ressecamento e irritação na garganta.
Veja, no vídeo a seguir, outras formas naturais de tratar a garganta inflamada:
Tua Saúde