A Globo está inclusa em um grupo de 134 empresas que expressaram ao Ministério
da Fazenda a intenção de operar no setor de apostas esportivas online. O
departamento de Fernando Haddad tem o objetivo de regularizar essa modalidade
de jogo, que se destacou na publicidade recentemente, investindo grandes
quantias em celebridades e influenciadores para promover os produtos.
Ademais da estação de televisão, plataformas como o Kwai e até a Caixa
Econômica Federal expressaram interesse em se inserir nessa área. Segundo a
Folha de S.Paulo, a Globo e outras companhias têm o objetivo de participar das
apostas esportivas online, conhecidas como bets, que atualmente operam de
maneira irregular no Brasil, com paraísos fiscais em nações estrangeiras.
Em 2018, o então presidente Michel Temer (MDB) autorizou as apostas
online, no entanto, o processo de regulamentação não prosseguiu sob a liderança
de Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, a administração de Lula (PT) está empenhada
em definir normas para prevenir a perda de dinheiro dos clientes que participam
das bets.
A Globo se registrou na lista do Ministério da Fazenda utilizando o CNPJ
que administra o Cartola Express, uma variação do jogo de fantasia Cartola,
reconhecido como um sucesso na web — o jogo possibilita que os usuários formem
suas equipes com jogadores reais.
A companhia expressou seu interesse por meio da DFS, que gerencia o
jogo, e assegurou estar "atenta a novas oportunidades de negócio". Com a
regulamentação, a Globo terá a possibilidade de investir de maneira
significativa nesse novo setor, que já está sendo analisado internamente.
Globo Utiliza Programa Fantástico para denunciar Futuras Empresas
Concorrentes
De maneira intrigante, a Globo lançou um aviso a respeito dos jogos de apostas
em uma matéria transmitida no Fantástico, em dezembro, discutindo sobre a
"Blaze". Esta companhia é um cassino virtual amplamente promovido por
influenciadores, e também o "Jogo do Tigrinho", que igualmente patrocina
criadores de conteúdo nas plataformas sociais.
Mesmo com a acusação, a Betano, concorrente da Blaze, patrocina o canal
de TV. No último ano, a emissora líder em audiência gerou uma receita de R$ 240
milhões através de um acordo com a Betnacional, mostrando anúncios durante o
intervalo do Jornal Nacional. As informações são da Revista Oeste.
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