O Brasil e a Bolívia assinaram nesta terça-feira (30) um memorando de entendimento para aumentar a produção de fertilizantes nos dois países. O acordo prevê a realização de estudos para construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados, que são fundamentais para a agricultura.
A Bolívia tem grandes reservas de gás natural, que é um dos principais insumos para a produção de fertilizantes nitrogenados. O país também possui outros minerais que podem ser usados na fabricação de outros tipos de fertilizantes. No entanto, a Bolívia carece de capacitação e recursos para desenvolver sua indústria de fertilizantes.
Os ministros brasileiros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária – Mapa) e Alexandre Silveira (Minas e Energia – MME) assinaram o documento do lado brasileiro. Do lado boliviano, os ministros Franklin Ortiz (Hidrocarbonetos e Energias – MHE) e Remmy Gonzáles Atila (Desenvolvimento Rural e Terras) também assinaram o acordo.
Além do acordo para aumentar a produção de fertilizantes, os dois países também assinaram um acordo de cooperação estratégica para estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a atração de investimentos em projetos com potencial de desenvolvimento em Três Lagoas (MS) e Cuiabá (MT), no Brasil; e em Porto Quijarro (Santa Cruz), Uyuni (Potosí), Copaisa (Oruro) e Santivañez (Cochabamba), na Bolívia.
Fonte: Gazeta Brasil