O apresentador da TV Globo Luciano Huck criticou neste sábado (27) a tentativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no conselho da Vale.
"Pra pensa: se uma empresa privatizada como a Vale tem este grau de ingerência política, imagina as estatais. Isso é uma das raízes do nosso baixo crescimento e da nossa baixa produtividade. Isso precisa mudar se a gente quiser gerar oportunidades pra todos pra valer", disse o apresentador.
Desde o início do atual mandato de Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, especulações indicavam que o presidente desejava colocar Guido Mantega na presidência da Vale. Nas últimas semanas, o Planalto retomou a ideia, mas a influência do governo na mineradora diminuiu em comparação com os governos anteriores do PT.
Na quinta-feira (25), o presidente recebeu um relato do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, alertando que a insistência no nome estava causando uma impressão negativa sobre as verdadeiras intenções do governo ao tentar nomear um presidente de confiança para a Vale. Mantega, que foi ministro da Fazenda de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff, teve seu nome associado às "pedaladas fiscais", levando ao impeachment de Dilma em 2016.
A reputação de Mantega no mundo corporativo é negativa, e, por enquanto, seu nome foi descartado.
Fonte: Gazeta Brasil