A temporada de 2024 começou
com boas notícias para os interessados em carros elétricos movidos a bateria
(BEV). Contrariando a expectativa, as marcas não repassaram de imediato o
imposto de importação para veículos eletrificados importados. Com isso, quem
pensa em comprar um BEV ainda tem boas oportunidades.
A lista abaixo reúne os nove carros elétricos mais baratos disponíveis
para compra no Brasil em janeiro de 2024. Quem deseja ter um veículo do tipo,
precisa desembolsar a partir de R$ 120 mil no modelo mais em conta.
Por sinal, as vendas neste começo de 2024 devem seguir a
tendência de alta apresentada no ano anterior. Em 2023, foram 19.310
emplacamentos de BEVs, segundo a Associação Brasileira do Veículo
Elétrico (ABVE). O número representa alta de 128% em relação a
2022, quando a entidade registrou 8.460 unidades com essa tecnologia.
O Mini Cooper S E abre o ranking dos 9 carros elétricos mais baratos e
tem como destaque o estilo clássico. São 184 cv de potência, mas uma autonomia
de apenas 161 km. A nova geração já foi revelada na Europa e o interessado
precisa prestar atenção no custo/benefício.
A Seres é uma marca chinesa que
traçou uma estratégia diferente das demais.
Abriu um estúdio de design e sede na Califórnia, com produção no país natal. No
Brasil, o SUV elétrico urbano Seres
3 oferece motor de 163 cv e autonomia de 206 km. Com três modos de condução, o
veículo atende às necessidades dos motoristas, destacando-se como uma opção versátil
e eficiente.
O modelo é comercializado pela Caoa Hyundai e
foi lançado timidamente. Além da versão híbrida, o Hyundai Kona EV se destaca
como o primeiro SUV totalmente
elétrico da marca. Equipado com um motor de 136 cv e uma
autonomia de até 252 km, o veículo oferece desempenho e eficiência para os
consumidores.
Esse é um dos carros mais interessantes da
lista, sobretudo por que caiu muito de preço. A marca oferece ainda o Peugeot
e-2008 por R$ 170 mil, valor de um SUV
compacto a combustão. Com motor de 100 kW (136 cv) e
bateria de 50 kWh, oferece uma autonomia de até 234 km pelo Inmetro. Tem
possibilidade de recarga rápida em 30 minutos.
A GWM não iria investir tanto em elétricos, mas viu a BYD fazendo
sucesso e lançou o Ora 03. Custando um pouco mais que o Dolphin, o modelo tem
motor mais potente com 171 cv e acabamento de qualidade. Com autonomia de 232
km (Inmetro) e recarga rápida em 30 minutos, é uma alternativa estilosa ao BEV
mais vendido.
O BYD Dolphin é a grande virada de jogo de BEVs no Brasil: por causa dele, todos os demais nesta lista tiveram que reduzir o preço. Ele tem motor elétrico de 95 cv (70 kW) e torque de 180 Nm com uma autonomia de 291 km. A recarga rápida, que leva apenas 30 minutos para atingir de 30% a 80%, adiciona conveniência ao perfil dinâmico do veículo.
Uma das primeiras chinesas a desembarcar no Brasil, a JAC
agora é 100% elétrica. O modelo de entrada e-JS1 oferece espaço interno
superior e um motor elétrico que fornece 45 kW (62 cv) de potência e torque de
5,3 kgfm. Com uma autonomia de 161 km, é uma opção própria para cidades.
Antes custava o mesmo que um Dolphin, mas agora está mais barato para tentar manter-se no mercado. O Renault Kwid E-Tech tem 65 cv e uma bateria de íon-lítio de 27 kWh, oferecendo uma autonomia de até 185 km (PBEV). O acabamento é no mesmo nível do Kwid a combustão, ou seja: bem espartano.
No topo da lista dos carros elétricos mais
baratos do Brasil, está o Caoa Chery iCar, oferecendo uma autonomia de 197 km
(Inmetro). Seu motor elétrico fornece 45 kW (61 cv) e 15,3 kgfm de torque, com
uma velocidade limitada a 100 km/h. Tem soluções interessantes, como capô e
lataria feita de plástico altamente resistente para reduzir o peso.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br