O Los Angeles Times anunciou nesta terça-feira, 23, que demitirá cerca de 20%
de seu pessoal de redação devido á dificuldades financeiras. O jornal disse que
demitirá pelo menos 115 pessoas – a maior consistência de demissões em seus 142
anos de história, de acordo com a BBC.
As demissões acontecem após uma série de outras demissões em massa na
indústria de mídia dos EUA, incluindo em organizações como a Sports Illustrated
e a editora de música independente Pitchfork. Uma repórter chamou a situação de
"dia sombrio" para o LA Times.
Prejuízos financeiros insustentáveis são o motivo das demissões
Patrick Soon-Shiong, proprietário do jornal, afirmou em um relatório publicado
na terça-feira que as demissões foram decorrentes de perdas financeiras
significativas e insustentáveis ??de $30 a $40 milhões por ano.
"Decisão dolorosa, mas é imperativo que ajamos com urgência para garantir um
jornal próspero e sustentável para a geração seguinte", disse Soon-Shiong.
Um memorando enviado aos membros sindicalizados da redação informou que 94 posições cobertas pelo sindicato estavam entre as demissões – isso equivale a um quarto de todos os membros sindicalizados, de acordo com o jornal.
Impacto nas redações e perda de nomes importantes
""Dia sombrio no Los Angeles Times", disse Matt Pearce, repórter do jornal e
presidente do Media Guild of the West. "Muitos departamentos e clusters em toda
a redação serão fortemente atingidos."
Editores seniores foram afetados, incluindo Kimbriell Kelly, chefe do
escritório de Washington. Vários fotógrafos premiados e a unidade de vídeo do
jornal também perderam seus empregos.
Proprietário culpa antiga liderança do
jornal
Soon-Shiong comprou o LA Times em 2018 e já havia alertado que demissões
estavam por vir, o que provocou um protesto de um dia por parte da equipe na
sexta-feira.
Em uma entrevista ao LA Times, Soon-Shiong culpou a antiga liderança do jornal
pelos desafios financeiros atuais. O jornal não atingiu seus objetivos de
assinantes digitais e enfrentou dificuldades para gerar receita publicitária
sustentável, disse ele.
"É difícil refletir sobre os recentes anos tumultuados, durante os quais
nosso negócio enfrentou desafios significativos, incluindo perdas que
ultrapassaram $100 milhões em despesas operacionais e de capital", afirmou.
No entanto, Soon-Shiong garantiu que ainda apoia a empresa e acredita em
seu futuro. Ele adquiriu a propriedade do LA Times, do seu jornal irmão, o San
Diego Union-Tribune, e de algumas outras propriedades de mídia em 2018 por $500
milhões.
"Não estamos em tumulto. Temos um plano real", declarou.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br