A exposição das crianças aos raios podem causar insolação. Em João Pessoa, o Hospital Municipal Valentina Figueiredo é referência em atendimento de urgência pediátrica.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), por ser um período de altas temperaturas, somado às férias escolares, ocorre uma maior frequência da exposição aos raios ultravioletas, ocasionando um risco potencial de uma insolação.
Dicas de como prevenir a insolação:
- Evitar permanecer sob o sol entre 10h e 16h. Além de insolação, a grande exposição ao sol, com frequência, pode provocar, também, câncer de pele.
- Use roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo.
- Use protetor solar com FPS 30 ou mais e evite queimaduras na pele.
- Beba muitos líquidos, para evitar a desidratação. Prefira água, água de coco e sucos de frutas naturais. Tenha muito cuidado com as bebidas alcoólicas, que em excesso causam desidratação.
- Ao se exercitar no verão, beba muitos líquidos duas horas antes da atividade, durante e depois.
- Cuidado com os momentos mais quentes do dia (das 11h às 15h), bebendo bastante água e tentando permanecer na sombra.
- Evite ficar muito tempo no carro em dias de muito sol, já que o risco nestas situações é maior.
- Consuma alimentos leves, como frutas e verduras.
O eritema solar, também conhecido como insolação, pode causar muito ardor, dores e formação de bolas. A insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40ºC, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar.
Portal T5