?Se muitos filhos de craques do futebol vivem a cobrança de seguirem os mesmos passos de seus pais no esporte, James Owen trilhava naturalmente o pai, Michael Owen – que era conhecido como "Garoto de Ouro" na década de 1990 -, na carreira futebolística. Mas quis o destino que o jovem, de apenas 17 anos, abandonasse o sonho de fazer da escalação para a seleção inglesa uma tradição familiar, por conta de uma doença degenerativa que o deixou clinicamente cego.
James sofre da doença de Stargardt, uma condição hereditária que afeta a visão central e impossibilita distinguir as cores e a percepção de pequenos detalhes. Com o passar dos anos, o paciente pode perder completamente a visão. Com isso, o jovem acabou deixando o esporte.
O que torna tudo ainda mais trágico é o fato de que James era reconhecido por seu talento no futebol, se destacando entre os atletas de sua idade, mas sua condição acabou atrapalhando no seu rendimento.
Agora James encontra uma nova perspectiva ao conhecer com o pai a seleção inglesa de futebol masculino com deficiência visual. A experiência foi retratada no documentário "Football is for Everyone". Nele, Michael e James aprenderam sobre futebol para quem tem visão parcial, que consiste em um jogo com dois times de quatro jogadores com deficiência visual e um goleiro com visão parcial em campos de futsal.
"Curiosamente, quando James calçou as botas durante este documentário, para jogar, acho que ele, eu e todos tivemos a impressão de que poderia ser um padrão [de jogo] realmente médio, porque a visão das pessoas é fraca e tudo mais. Mas foi simplesmente incrível", expressou Michael. "Fiquei agradavelmente surpreso com o nível de habilidade desses jogadores. Um padrão muito alto que eu não esperava, e nem James, aliás", confessou.
"Isso o fez perceber que o futebol existe para todos, há muitas coisas por aí que as pessoas não percebem, para torná-lo mais acessível para todos, e James está ansioso para espalhar a palavra para outras pessoas em a situação dele", afirmou o pai coruja, que volta a sonhar com o filho defendendo a seleção de seu país.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br