Usuários de alguns dos mais potentes SSDs da SanDisk vem enfrentando problemas bem graves: os discos das linhas Extreme e Extreme Pro de 4 TB e 2 TB estão apagando arquivos, em vez de armazená-los. A empresa reconheceu a falha e prometeu que soltará uma correção para os dispositivos.
Os relatos de falha se espalharam nos últimos meses por lugares como Reddit, Twitter e até os fóruns da própria SanDisk. Usuários alegam que os SSDs estão apagando dados armazenados neles e, em casos extremos, até mesmo parando de funcionar.
A falha parece atingir modelos fabricados no fim de 2022 e é mais presente nos SSDs de 4 TB do que nos modelos de 2 TB — embora esses também apresentem algumas falhas, segundo os relatos.
Em um comunicado divulgado na sexta-feira (19), a Western Digital (empresa que controla a marca SanDisk) afirmou que a falha foi descoberta meses atrás e que a primeira correção para os modelos de 4 TB já está para ser divulgada.
"A Western Digital está ciente de relatos indicando que alguns usuários experienciaram problemas com os SSDs portáteis SanDisk Extreme e/ou Extreme Pro de 4 TB," diz o comunicado. "Já resolvemos o problema e publicaremos uma atualização de firmware em nosso site em breve. Consumidores com questões ou que estão experienciando problemas devem entrar em contato com nosso suporte para assistência", continua.
A empresa não disse quando exatamente a correção será liberada, nem se os modelos de 2 TB também receberão patches no futuro.
Fonte: Engadget