A Petrobras gastou R$ 90,1 milhões com campanhas publicitárias
veiculadas em canais da televisão aberta e fechada no primeiro ano do governo
Lula. Foi um aumento de 59,75% em relação a 2022 e caracterizou a segunda maior
quantia investida pela estatal desde 2017.
À coluna, a Petrobras informou que foram destinados R$ 73,4 milhões para
anúncios na TV aberta e R$ 16,7 milhões para publicidade em canais fechados. A
estatal declarou que o aniversário de 70 anos da empresa foi a "oportunidade
para retomar o diálogo com diferentes públicos e posicionar a companhia na
liderança da transição energética no país, o que justifica uma execução de
verba publicitária maior, se comparada com 2022".
Os valores de 2023 podem sofrer alterações devido ao processo de
conferência das veiculações que de fato ocorreram. Nos últimos sete anos, a
estatal só havia gasto mais em 2021, quando usou R$ 104 milhões para custear
publicidade na TV aberta.
A Petrobras já havia emitido uma nota técnica, no dia 12 de dezembro,
para dizer que não considerava elevados os gastos com publicidade televisiva em
2023. O documento foi assinado pela gerente executiva de Comunicação da
estatal, Roseane Beatriz Juliano de Aguiar Figueredo, e destacava que a quantia
não poderia ser observada isoladamente em termos de valor absoluto.
"Um critério comum e amplamente empregado no mercado publicitário é o
Custo por Mil (CPM), que estabelece a quantia necessária para impactar mil
pessoas do público-alvo. Como a TV atinge uma quantidade muito grande de
pessoas, o custo relativo passa a não ser tão alto se comparado com outros
meios. A TV aberta tem um alcance de quase 90% do público acima de 18 anos.
Logo, é um meio de fato muito relevante para que o grande público seja
impactado por uma campanha", dizia a nota técnica, enviada à Comissão de
Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.
No documento, a Petrobras declarou que as campanhas publicitárias na
televisão tiveram resultados "bastante positivos" e que o investimento nessa
modalidade foi vantajoso. A compra de espaços publicitários pela Petrobras é
feita por meio das agências de publicidade contratadas pela estatal. Todas as
ações são previamente aprovadas pela Secretaria de Comunicação Social (Secom)
do governo federal.
Fonte: Metrópoles