Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Governo reage a Tarcísio

Governo reage a Tarcísio e quer nacionalizar regras para câmeras policiais


Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

A declaração de Ricardo Cappelli rebate a do governador de São Paulo que afirmou que as câmeras nas fardas não têm efeito na segurança

O ministro interino da Justiça, Ricardo Cappelli (foto), anunciou através de uma publicação no X, antigo Twitter, que o governo vai divulgar em fevereiro as diretrizes nacionais para o uso de câmeras corporais pela polícia.

Cappelli criticou aqueles que ideologizam o debate sobre segurança pública e ressaltou a importância de se estabelecer diretrizes claras e abrangentes para o uso desses equipamentos.

A crítica do ministro interino ocorre diante do posicionamento do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que afirmou que as câmeras nas fardas dos policiais não têm efeito na segurança pública.

Em entrevista à TV Globo, Tarcísio questionou a efetividade dos equipamentos para garantir a segurança dos cidadãos.

"A gente não descontinuou nenhum contrato. Os contratos permanecem. Mas qual a efetividade das câmeras corporais na segurança do cidadão? Nenhuma", disse o governador.

Tarcísio afirmou preferir investir em monitoramento e defendeu a contratação de mais agentes de rua.

Preciso investir pesado em monitoramento. Isso custa muito dinheiro. É a melhor aplicação do recurso que a gente está buscando para proteger o cidadão", disse o governador de São Paulo.

"Se você aumenta policiamento ostensivo, você vai fazer menos abordagem porque vai dissuadir o crime. E combinar mais investimento em iluminação pública para dissuadir o crime, porque iluminação pública afasta o criminoso", acrescentou.

A consulta pública sobre o uso das câmeras de segurança foi aberta no dia 12 de dezembro e as manifestações sobre o tema podem ser feitas até o dia 26 deste mês.

Cappelli propôs um texto com diretrizes que têm como objetivo estabelecer regras claras e padronizadas para o uso desses dispositivos, visando aprimorar a segurança pública em todo o país.

Veja os objetivos das diretrizes que o Ministério da Justiça acredita serem corretas:

Créditos: Terra Brasil Notícias

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!