Mais de 250 detentos que foram beneficiados com a permissão de visita periódica ao lar, popularmente conhecida como "saidinha de Natal", no estado do Rio de Janeiro, não retornaram aos presídios.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), um total de 1.785 presos recebeu autorização para passar o Natal em casa. O retorno desses detentos estava programado para o sábado (30). A taxa de evasão ficou em 14%, registrando uma diminuição em relação ao ano anterior, que apresentou uma taxa de evasão de 42%.
Os presos receberam temporariamente a permissão da Justiça para deixar as unidades penais, conforme estabelecido no benefício de visita periódica ao lar, conhecido como "saidão" de Natal. O prazo estipulado para o retorno ao sistema penitenciário era o dia 30 de dezembro, e a maioria cumpriu essa determinação.
Por outro lado, a Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo (SSP) divulgou no último sábado (30) que 398 detentos beneficiados com a saída temporária foram recapturados e retornaram antecipadamente aos presídios após serem flagrados descumprindo as regras do benefício.
O benefício de saída temporária é concedido a presos em regime semiaberto ou que tenham cumprido um sexto da pena no caso de réus primários, ou um quarto da pena em caso de reincidência. Durante esse período, os detentos autorizados não podem se afastar do endereço informado à penitenciária, frequentar bares, casas noturnas ou realizar viagens.
Fonte: Gazeta Brasil