23/11/2024 +55 (83) 98773-3673

SaĂșde

Andre@zza.net

Vibrações exterminam células cancerígenas; saiba como!

Descubra a inovação: estudo revela tĂ©cnica que destrói 99% das cĂ©lulas cancerĂ­genas em laboratório por meio de vibrações mecânicas

Por Blog do Elias Hacker 31/12/2023 às 15:46:37

Créditos: iSTock

Uma nova e promissora técnica, desenvolvida por pesquisadores americanos, conseguiu eliminar 99% das células cancerĂ­genas cultivadas em laboratório utilizando uma técnica mecânica: a vibração.

A descoberta, que representa uma esperança para os futuros tratamentos oncológicos, foi publicada nesta quarta-feira, 19, na revista cientĂ­fica Nature Chemistry.

Vibrações exterminam células cancerĂ­genas

Os cientistas conseguiram o feito através da estimulação de uma molécula conhecida como aminocianina. Esta molécula, geralmente usada como corante sintético na detecção de câncer, adere às células cancerĂ­genas.

Ao ser iluminada por luz infravermelha, ela vibra, quebrando a membrana que reveste as células cancerĂ­genas, ocasionando a sua morte.

Como a vibração pode combater o câncer?

"É uma técnica um milhão de vezes mais rĂĄpida do que outros motores mecânicos testados anteriormente, e pode ser ativada com luz quase infravermelha", afirmou o quĂ­mico James Tour, um dos responsĂĄveis pela pesquisa.

A importância da luz infravermelha estĂĄ em sua capacidade de penetração em camadas mais profundas do corpo, atingindo ossos e órgãos, por exemplo.

Os pesquisadores, que integram equipes das universidades do Texas, Rice e Texas A&M, também testaram a técnica em ratos com melanoma, obtendo sucesso em 50% dos casos.

Métodos mecânicos para tratamentos oncológicos: uma nova tendĂȘncia?

De acordo com os pesquisadores, este método demonstra grande potencial e pode até minimizar a possibilidade de cânceres desenvolverem resistĂȘncia ao tratamento, algo frequentemente observado com a utilização de medicamentos. As terapias mecânicas poderiam, portanto, se mostrar uma alternativa auspiciosa no combate ao câncer.

Contudo, ainda hĂĄ um longo caminho a ser percorrido. Mais pesquisas serão necessĂĄrias para verificar a eficĂĄcia das vibrações em humanos e sua capacidade de tratar diferentes tipos de cânceres.

E é justamente nesse caminho que esses cientistas e outros pelo mundo afora continuam a trilhar, na esperança de proporcionar tratamentos mais eficazes e menos invasivos para pacientes de câncer.

Fonte: Catraca Livre

Comunicar erro
ComentĂĄrios