foto: Reprodução
A Riachuelo, sem sombra de dúvidas, é uma das maiores varejistas em funcionamento no Brasil. Entretanto, o ano de 2023 foi marcado por uma série de polêmicas envolvendo a marca, entre elas podemos citar a demissão de funcionários e até o fechamento de lojas.
No início deste ano, a Guararapes, dona da rede de lojas Riachuelo, anunciou o encerramento das atividades em centro fabril em Fortaleza para concentrar sua produção em Natal, segundo comunicado ao mercado. Cerca de 2 mil funcionários trabalhavam na fábrica.
Segundo a CNN Brasil, alguns foram convidados a ir pras operações de Natal ou São Paulo, sendo que alguns aceitaram e outros ainda não responderam. No total, 1.800 foram demitidos. Na ocasião, a empresa emitiu uma nota para detalhar a situação.
"A todos foi oferecido a extensão do plano de saúde pelo dobro do aviso prévio e o valor de meio piso salarial. As máquinas de costura industrial foram doadas às costureiras e aos demais foi fornecido um adicional de mais um salário", disse a empresa por meio de uma nota.
Além disso, a Riachuelo acabou fechando a sua loja conceito (também conhecida como "flagship") localizada na rua Oscar Freire, nos Jardins, região nobre de São Paulo. Inaugurada em novembro de 2013, a loja ocupava 1.200 metros quadrados na esquina com a rua Haddock Lobo.
Segundo informações do portal Estadão, a inauguração da loja fez parte de um projeto de sofisticação de marca. Na ocasião, foi anunciado que o local funcionaria como um "cartão de visitas" da Riachuelo. A loja ainda explicou que esse fechamento era pontual e abriria outras unidades no Brasil.
"A Riachuelo está em negociação com outros espaços para abertura de loja, em linha com o plano estratégico do Grupo, e segue atuando na região com a megaloja localizada a 1 km de distância, na Avenida Paulista nº 2277, e com espaços físicos dispostos em todos os shoppings dos arredores", conclui.
Uma importante marca de moda que pretende disputar com as grandes varejistas como Riachuelo voltou ao Brasil. A empresa passou 10 anos longe do país e agora vive um novo momento para conquistar clientes.
A Mango retorna ao solo brasileiro por meio da Dafiti, que já disponibilizou produtos em seu catálogo online. A chegada no mercado brasileiro acontece dez anos após a espanhola deixar o comércio do país.