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15 redes sociais mais utilizadas no Brasil: saiba como ter sucesso nelas

Por Blog do Elias Hacker 28/12/2023 às 20:14:22

Elas têm um papel fundamental no dia a dia das pessoas e influenciam seus comportamentos, tomadas de decisão e opiniões.

No Brasil, as redes são ainda mais fortes, sendo o segundo país do mundo com maior tempo médio de uso diário (03h46m).

Do ponto de vista pessoal, elas podem ser utilizadas para se atualizar sobre amigos e familiares, conectar com pessoas novas, acompanhar novidades do mercado e se entreter.

Já no lado empresarial, temos uma grande oportunidade, com funcionalidades que incentivam cada vez mais os negócios dentro das próprias redes sociais, facilitando a vida dos compradores e vendedores.

Neste artigo trouxemos as 15 redes sociais mais utilizadas no Brasil, com dicas sobre como você pode atuar em cada uma delas para ter uma marca de sucesso nesses canais. Confira!

O que são redes sociais?

Antes de partir para o ranking, vou explorar um pouco mais sobre o conceito de redes sociais. Pode ser útil para entender o que está por trás das cortinas, mesmo que você já tenha uma boa ideia, já que deve usá-las todos os dias.

Apesar das redes sociais terem surgido como um conceito da sociologia para analisar interações entre indivíduos, grupos e sociedades, hoje o termo é utilizado para se referir às redes no ambiente virtual.

O propósito das redes sociais é conectar pessoas e empresas com interesses em comum por meio do compartilhamento de informações pessoais, conteúdos e troca de mensagens.

Elas podem ser em sites, apps ou em ambos ambientes, o importante é que, em sua maioria, contam com funcionalidades para criar um perfil, seguir e encontrar outras pessoas, interagir com conteúdos postados e acompanhar um feed com as publicações.

Hoje temos o Instagram, Twitter, Facebook, Kwai (Kuaishou), WhatsApp, Tik Tok, YouTube e diversas outras redes sociais, cada uma servindo para um propósito, por isso é raro encontrar alguém que use apenas uma delas.

O WhatsApp geralmente é usado para conversas pessoais com pessoas mais próximas, o Instagram pode ser um pouco mais aberto e com conversas menos aprofundadas, o twitter para desabafos, memes e notícias e o LinkedIn para estudos de caso, realizações profissionais, vagas de emprego e networking, por exemplo.

Cada uma delas atende necessidades diferentes e conta com funcionalidades específicas para isso, mas o princípio é sempre o mesmo: conectar pessoas.

Quais as vantagens das redes sociais?

Você provavelmente conhece alguém – pela internet ou pessoalmente – que começou um negócio digital.

As próprias plataformas das redes sociais incentivam e criam funções que ajudam quem deseja se profissionalizar nesses canais, como as lojas do Instagram e o LIVE Shopping Ads do TikTok.

É uma ótima porta de entrada para empresas menores e iniciativas pessoais sem muito dinheiro à disposição para investir. Gratuitamente, você tem a chance de participar de canais com bilhões de usuários, onde quase com certeza o seu público-alvo está presente.

Listei abaixo outras vantagens que as redes sociais trazem:

  • Criar relacionamentos: as redes sociais são ambientes informais, onde os usuários podem se sentir mais confortáveis para interagir e conversar com outros perfis, incluindo o de empresas. Elas são ótimos canais para estabelecer uma relação próxima com seu público, desvinculada do meio profissional sério, gerando identificação e ajudando a recolher feedbacks sinceros;
  • Fazer branding: nas redes sociais você tem a oportunidade de mostrar para as pessoas o que é a sua empresa, sua história, valores e como ela se posiciona no mundo. São ótimos canais para desenvolver a brand persona e gerar conexões com seu público;

  • Segmentar seu público: como dissemos, mais de 4 bilhões de pessoas usam as redes sociais. E grande parte delas fornecem dados como idade, gênero, relações familiares, amizades, tópicos de interesse, enfim…Esses dados, com a permissão dos usuários, podem ser utilizados por empresas para veicular anúncios precisos e customizados especialmente para seu público-alvo;
  • Abrir novas fontes de vendas: como mencionei, existem várias funcionalidades das plataformas de redes sociais que facilitam as vendas. Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 65% dos entrevistados têm o hábito de pesquisar por produtos para comprar nas redes sociais e 12% já realizam as compras online pelas próprias redes.

As 15 redes sociais mais usadas no Brasil

Sem mais delongas, vamos para o ranking das 15 redes sociais mais usadas no Brasil atualizado no começo de 2023, segundo a pesquisa Digital 2023:

Rede socialPercentual de todos usuários de internet no Brasil
WhatsApp93,4%
Instagram89,8%
Facebook86,8%
TikTok65,9%
Facebook Messenger65,1%
Telegram59%
Kwai (Kuaishou)55,8%
Twitter47,7%
Pinterest46,4%
LinkedIn36.5%
Snapchat20%
Skype19,3%
Discord16.4%
Imessage12%
Reddit9.6%

Vale ressaltar que o YouTube não foi considerado nessa pesquisa, porém, trata-se de uma rede social muito poderosa aqui no Brasil, com 142 milhões de usuários, 65,8% da população brasileira.

Dicas para ter sucesso nas redes sociais

Como falei, cada rede social serve um propósito diferente e, em muitos casos, usar uma não exclui usar a outra, elas são complementares.

Isso significa que para fazer marketing digital nelas você precisa considerar suas particularidades, público e o processo de produção de conteúdo que vai se adequar melhor à rede.

Para te ajudar nessa função selecionei algumas das redes sociais mais famosas e importantes no mercado, com dicas para atuar nelas, confira!

WhatsApp

WhatsApp é uma rede social íntima, que os usuários geralmente usam para conversar com pessoas mais próximas como amigos e familiares.

Por ser uma rede privada que envolve o número de celular, enviar mensagens de vendas pode assustar o usuário e fazê-lo bloquear seu contato.

Lembre-se que ao fornecer um dado como email ou celular, o usuário deve saber exatamente que tipo de conteúdo ele vai receber. Pedir o celular sem clareza para depois enviar mensagens de marketing pode prejudicar a imagem da sua marca.

Por isso, envie mensagens de promoções apenas quando o usuário explicitamente fornecer seu número com esse propósito.

Diferente de outras redes sociais, o whatsapp não deve ser usado para alcançar novas pessoas, mas sim para conversar com quem já conhece sua marca.

Aqui estão alguns exemplos de como você pode beneficiar seu negócio usando o whatsapp:

  • Fidelização: estabelecer um canal de comunicação direto com seus clientes pode ser uma ótima estratégia para fidelizá-los com conteúdos exclusivos, promoções e outras novidades do mercado que você conta com preferência para seus clientes fiéis;
  • Suporte: no suporte, seja para reclamar, seja para tirar uma dúvida, seja para trocar um item, as pessoas esperam agilidade e eficiência. Ninguém quer ficar horas tentando resolver um problema que vai interferir em suas rotinas. Por ser um canal rápido e parte do dia a dia das pessoas, o whatsapp é uma ótima opção de ter como canal de SAC;
  • Atendimento: pelos mesmos motivos do tópico acima, usar o whatsapp como canal de atendimento para realizar pedidos aos clientes e tirar outras dúvidas sobre o produto/serviço pode ser muito prático para você e seus consumidores;
  • Logística: outra utilidade da rede é para atualizar o usuário sobre o status de um pedido, como o envio de uma encomenda pelos correios ou o tempo de espera até o motorista chegar para entregar uma pizza, por exemplo.

Vale ressaltar que o whatsapp conta com a versão Business e uma API, ambas projetadas para ajudar profissionais a atuarem na rede com automação de atendimento, criação de catálogos de produtos e serviços e mais!

Instagram

O Instagram é uma das redes mais importantes de estar presente!

Diferente do whatsapp, no Instagram você tem a possibilidade e o dever de alcançar um público novo que tenha fit com sua persona e cultivar uma relação com essas pessoas.

Trata-se de uma rede totalmente visual e interativa, com vários formatos de conteúdo para manter os usuários interessados e engajados, como stories, reels, carrosséis e lives.

Quando questionados sobre sua rede favorita, os usuários brasileiros entrevistados colocaram o Instagram em segundo lugar, atrás apenas do Whatsapp (mais uma vez sem considerar o YouTube).

Nos negócios, é a rede ideal para:

  • Aumentar o alcance: a produção de conteúdos no Instagram deve ser um processo constante, frequente e de qualidade, com o intuito de engajar seus seguidores e alcançar novas pessoas interessadas. É um ótimo canal para fazer marketing de conteúdo e trabalhar as primeiras etapas do funil de vendas;
  • Anunciar: como mencionei no tópico sobre vantagens das redes sociais, é possível segmentar seus anúncios em um nível de detalhe perfeito para atingir o público ideal. Nessa rede você não precisa se preocupar em ter uma abordagem de vendas mais forte, já que os usuários estão mais acostumados, porém, com ela, você deve combinar ótimos designs, um bom copywriting e claro, entregar valor!
  • Parcerias e colaborações: os influenciadores digitais e celebridades são perfis com alto poder de influência nas redes, segundo a pesquisa Ecommerce Trends 2024, 41% dos entrevistados disseram que já compraram produtos indicados por influenciadores, 81% deles do Instagram. Fazer parcerias e colaborações é uma das melhores formas de aumentar o reconhecimento da sua marca e, ao mesmo tempo, conquistar a confiança de seus consumidores por meio de uma pessoa que eles gostam;
  • UGC: conteúdos gerados por usuários trabalham com o marketing mais poderoso: boca a boca. Ao incentivar seus seguidores a produzirem conteúdos e postarem marcando seu perfil ou usando uma hashtag específica, eles estão criando conteúdo gratuito para sua empresa e influenciando seus seguidores;
  • Vender produtos e serviços: quem disse que o Instagram também não pode ser um ecommerce? É possível criar uma loja no Instagram e vender seus itens diretamente pela plataforma, sem que o usuário precise sair para um site;
  • Promover outros canais: por ser uma rede social que serve como porta de entrada para sua empresa, você pode usar o Instagram para promover outros canais de sua marca como o whatsapp, blog, site, entre outros.

TikTok

TikTok é a rede social responsável por tornar os vídeos curtos um fenômeno mundial que durou (apesar de outras terem tentado antes, como a Vine).

É por causa do TikTok que o Instagram criou o formato Reels, o YouTube criou os shorts e outras redes estão seguindo a mesma tendência.

Ela se popularizou principalmente com as tendências como desafios, duetos, memes e danças que rolavam nos vídeos curtos.

Mas o que realmente está por trás do crescimento explosivo dessa rede é seu algoritmo poderoso para selecionar conteúdos que prende os usuários por horas assistindo a esses vídeos curtos.

Algumas dica para fazer marketing nessa plataforma:

  • As parcerias são fundamentais, já que para atuar no TikTok é preciso ter uma equipe criativa e disposta a postar com frequência conteúdos com potencial de gerar alto engajamento. Como muitas empresas não tem o tempo/recursos para investir nisso, elas podem trabalhar com criadores de conteúdo que já fazem conteúdos assim, oferecendo afiliação e patrocínio;
  • Caso vá produzir conteúdos, lembre-se que o TikTok é uma rede descontraída, não há espaço para discursos empresariais ou vendas diretas, é preciso pensar em formas criativas de explorar as músicas e formatos de conteúdos na plataforma para ter sucesso;
  • Você pode usar a rede também para fortalecer sua marca, criando elementos visuais como stickers, filtros e jogos para os usuários interagirem;
  • A rede também possibilita a criação de lojas e uma funcionalidade única que vem fazendo sucesso: compras em lives. Pode ser uma ótima oportunidade para fazer lançamentos, promoções e outras ações de marketing.

Telegram & Discord

Coloquei Telegram e Discord juntas por serem redes sociais com aplicações similares para empresas.

O Telegram é famoso por ser uma alternativa ao whatsapp, porém, na prática, muitos usuários usam ambas. Ele conta com funcionalidades mais robustas para criar canais de comunicação com milhares de pessoas, sendo uma rede mais aberta, geralmente utilizada por empresas para criar e gerenciar comunidades.

Com o Discord acontece o mesmo, o que era inicialmente uma rede social focada no chat por voz para gamers, hoje cresce bastante em outras frente, especialmente devido ao nível de personalização que as empresas podem ter para criar comunidades, com canais divididos para cada tipo de interação.

No Discord é possível criar um canal com vários canais dentro personalizados, que os usuários da comunidade podem usar para tratar diferentes tópicos, veja no exemplo da imagem abaixo:

Também é possível atribuir títulos diferentes para os integrantes, cada um com suas permissões para administrar os diferentes canais.

Twitter (X)

O Twitter é uma rede social onde os usuários podem postar mensagens curtas, com limite de caracteres.

A ferramenta é muito utilizada para memes, tendências e notícias. É uma fonte de informações atualizadas sobre vários tópicos, além de uma rede de desabafo para muitas pessoas.

O Twitter é famoso por ser o lugar onde as pessoas são autênticas e se expressam de forma mais condizente com sua personalidade.

Enquanto no Instagram as pessoas mostram seu melhor lado, no Twitter elas mostram todos os lados. Em relação a negócios, pode ser um ótimo canal de relacionamento, confira algumas aplicações:

  • Humanizar sua marca: é a oportunidade perfeita para mostrar um outro lado da sua marca, mais humana e próxima a seus consumidores;
  • Atualizações sobre o negócio e mercado: fazer updates rápidos sobre novas funcionalidades, lançamentos e mudanças na empresa também pode ser muito útil para manter seus seguidores atualizados em tempo real. Por ser rápido postar conteúdos por lá e os mesmos não precisarem ser tão elaborados quanto em outras redes, é o local propício para atualizações e novidades;
  • Conversar com sua audiência: você pode aproveitar a sinceridade das pessoas nessa rede e solicitar feedbacks ou realizar pesquisas para te ajudar nas ações de marketing;
  • Dicas rápidas: conteúdos informativos também podem funcionar bem, contanto que sejam breves e que entreguem valor, claro.

Pinterest

O fato do Pinterest ser menos famoso para marcas o torna o ambiente perfeito para fazer marketing: menos competição.

Trata-se de uma rede social focada no compartilhamento de imagens, onde os usuários podem criar pastas com imagens que gostaram e utilizá-las de inspiração.

Alguns temas comuns por lá são moda, tatuagens, gastronomia, maquiagem, viagens, design e arquitetura.

Para atuar nessa rede, você pode:

  • Organizar pastas no seu perfil que se relacionem com seu produto sem ficarem nas vendas em si, focando na inspiração. Para empresas de roupas, por exemplo, você pode dividir as pastas por categorias como "Looks de verão" e "Looks de inverno";
  • Pesquisar por palavras-chave no Pinterest (termos que os usuários pesquisam com frequência) e utilizá-las em suas publicações para otimizar os resultados. SEO aqui também pode ser útil!;
  • Anúncios também podem ser uma boa alternativa, mas lembre-se de focar em conteúdos mais inspiradores.

LinkedIn

LinkedIn é uma rede de conexões profissionais, voltadas para ajudar profissionais a fazerem networking, compartilharem conquistas no trabalho, encontrarem vagas, publicarem artigos e outras atividades relacionadas ao meio corporativo.

Não preciso falar que é uma rede mais limitada em relação à linguagem que você pode usar, apesar de memes relacionados ao mercado funcionarem bem.

Para fazer marketing no LinkedIn, é preciso entender que os conteúdos que funcionam nessa rede precisam estar relacionados ao mercado de trabalho, sejam eles memes, sejam dicas, sejam estudos de caso.

Algumas sugestões para trabalhar marketing no LinkedIn:

  • Criar conteúdos informativos que ajudam profissionais em problemas reais do seu dia a dia no trabalho, indicando ferramentas, dicas e dados para contribuir com o valor do seu conteúdo;
  • Apresentar casos de sucesso na empresa, parabenizando os funcionários envolvidos e explicando o racional por trás do que foi feito, o que vai ajudar a reforçar sua marca;
  • Publicar artigos e infográficos com pesquisas, estudos de caso e dicas para seus seguidores;
  • Fazer pesquisas usando a enquete do LinkedIn, para te ajudar a tomar alguma decisão, explorar algum tópico novo ou satisfazer uma curiosidade profissional;
  • Memes bem trabalhados e relacionados ao mercado também podem ser boas opções para descontrair um pouco e gerar identificação com os seguidores.

O Diego Ivo, por exemplo, fornece diversas dicas de marketing, branding e SEO no seu perfil, se colocando como referência no mercado, o que ajuda a melhorar a imagem da agência Conversion.

YouTube

YouTube é outra rede social única e extremamente forte no Brasil, também com influência no comportamento de compra dos consumidores.

Trata-se de uma rede social focada nos vídeos mais longos, porém também expandiu seus formatos de conteúdo, como os Shorts (parecido com TIkTok) e postagens (similares às do Twitter).

Os conteúdos nessa rede devem ser mais trabalhados e podem explorar temas mais amplos, além de tendências, notícias e conteúdos com pouca profundidade.

Fazer SEO no Youtube é essencial para garantir bons resultados. De certa forma, os vídeos do YouTube são similares aos blog posts, mas com os recursos visuais, devido à profundidade dos conteúdos.

  • Crie conteúdos evergreen: são conteúdos atemporais, que as pessoas provavelmente ainda vão pesquisar daqui muitos anos, como "receita para fazer um bolo de cenoura". Esses conteúdos ajudam a educar o mercado, atrair novos clientes para sua marca e conquistar sua confiança, se tornando uma referência no assunto;
  • Aplique práticas de SEO: tags, legenda, CTAs, títulos atrativos e imagens são apenas algumas das práticas de SEO que você precisa aplicar para ter bons resultados nessa rede;
  • Reutilize seus conteúdos: por serem conteúdos mais completos, os vídeos no YouTube podem ser cortados em partes para serem utilizados em outras redes. Um carrossel no Instagram pode vir de um vídeo no YouTube, por exemplo, assim como um reels;
  • Invista em qualidade: isso é válido para todas as redes sociais, porém, no YouTube os usuários esperam uma qualidade maior, já que vão ficar mais tempo assistindo aos vídeos. É importante ter uma boa edição, bons roteiros com chamadas para melhorar a retenção do seu público e incentivar interações.

Conclusão

As redes sociais já estão faz tempo por aqui e isso não vai acabar tão cedo. A concorrência é alta, mas a necessidade de estar nesses canais é ainda maior.

Por isso, é importante aprender boas práticas e explorar as particularidades de cada canal para conseguir crescer.

Agora, está na hora de aplicar os conhecimentos adquiridos neste artigo!

Aproveite também para ler nosso conteúdo sobre Branding & SEO e entender como criar uma estratégia de marketing de sucesso no meio digital.

Fonte: Conversion

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