Elas têm um papel fundamental no dia a dia das pessoas e influenciam seus comportamentos, tomadas de decisão e opiniões.
No Brasil, as redes são ainda mais fortes, sendo o segundo país do mundo com maior tempo médio de uso diário (03h46m).
Do ponto de vista pessoal, elas podem ser utilizadas para se atualizar sobre amigos e familiares, conectar com pessoas novas, acompanhar novidades do mercado e se entreter.
Já no lado empresarial, temos uma grande oportunidade, com funcionalidades que incentivam cada vez mais os negócios dentro das próprias redes sociais, facilitando a vida dos compradores e vendedores.
Neste artigo trouxemos as 15 redes sociais mais utilizadas no Brasil, com dicas sobre como você pode atuar em cada uma delas para ter uma marca de sucesso nesses canais. Confira!
Antes de partir para o ranking, vou explorar um pouco mais sobre o conceito de redes sociais. Pode ser útil para entender o que está por trás das cortinas, mesmo que você já tenha uma boa ideia, já que deve usá-las todos os dias.
Apesar das redes sociais terem surgido como um conceito da sociologia para analisar interações entre indivíduos, grupos e sociedades, hoje o termo é utilizado para se referir às redes no ambiente virtual.
O propósito das redes sociais é conectar pessoas e empresas com interesses em comum por meio do compartilhamento de informações pessoais, conteúdos e troca de mensagens.
Elas podem ser em sites, apps ou em ambos ambientes, o importante é que, em sua maioria, contam com funcionalidades para criar um perfil, seguir e encontrar outras pessoas, interagir com conteúdos postados e acompanhar um feed com as publicações.
Hoje temos o Instagram, Twitter, Facebook, Kwai (Kuaishou), WhatsApp, Tik Tok, YouTube e diversas outras redes sociais, cada uma servindo para um propósito, por isso é raro encontrar alguém que use apenas uma delas.
O WhatsApp geralmente é usado para conversas pessoais com pessoas mais próximas, o Instagram pode ser um pouco mais aberto e com conversas menos aprofundadas, o twitter para desabafos, memes e notícias e o LinkedIn para estudos de caso, realizações profissionais, vagas de emprego e networking, por exemplo.
Cada uma delas atende necessidades diferentes e conta com funcionalidades específicas para isso, mas o princípio é sempre o mesmo: conectar pessoas.
Você provavelmente conhece alguém – pela internet ou pessoalmente – que começou um negócio digital.
As próprias plataformas das redes sociais incentivam e criam funções que ajudam quem deseja se profissionalizar nesses canais, como as lojas do Instagram e o LIVE Shopping Ads do TikTok.
É uma ótima porta de entrada para empresas menores e iniciativas pessoais sem muito dinheiro à disposição para investir. Gratuitamente, você tem a chance de participar de canais com bilhões de usuários, onde quase com certeza o seu público-alvo está presente.
Listei abaixo outras vantagens que as redes sociais trazem:
Sem mais delongas, vamos para o ranking das 15 redes sociais mais usadas no Brasil atualizado no começo de 2023, segundo a pesquisa Digital 2023:
Rede social | Percentual de todos usuários de internet no Brasil |
93,4% | |
89,8% | |
86,8% | |
TikTok | 65,9% |
Facebook Messenger | 65,1% |
Telegram | 59% |
Kwai (Kuaishou) | 55,8% |
47,7% | |
46,4% | |
36.5% | |
Snapchat | 20% |
Skype | 19,3% |
Discord | 16.4% |
Imessage | 12% |
9.6% |
Vale ressaltar que o YouTube não foi considerado nessa pesquisa, porém, trata-se de uma rede social muito poderosa aqui no Brasil, com 142 milhões de usuários, 65,8% da população brasileira.
Como falei, cada rede social serve um propósito diferente e, em muitos casos, usar uma não exclui usar a outra, elas são complementares.
Isso significa que para fazer marketing digital nelas você precisa considerar suas particularidades, público e o processo de produção de conteúdo que vai se adequar melhor à rede.
Para te ajudar nessa função selecionei algumas das redes sociais mais famosas e importantes no mercado, com dicas para atuar nelas, confira!
WhatsApp é uma rede social íntima, que os usuários geralmente usam para conversar com pessoas mais próximas como amigos e familiares.
Por ser uma rede privada que envolve o número de celular, enviar mensagens de vendas pode assustar o usuário e fazê-lo bloquear seu contato.
Lembre-se que ao fornecer um dado como email ou celular, o usuário deve saber exatamente que tipo de conteúdo ele vai receber. Pedir o celular sem clareza para depois enviar mensagens de marketing pode prejudicar a imagem da sua marca.
Por isso, envie mensagens de promoções apenas quando o usuário explicitamente fornecer seu número com esse propósito.
Diferente de outras redes sociais, o whatsapp não deve ser usado para alcançar novas pessoas, mas sim para conversar com quem já conhece sua marca.
Aqui estão alguns exemplos de como você pode beneficiar seu negócio usando o whatsapp:
Vale ressaltar que o whatsapp conta com a versão Business e uma API, ambas projetadas para ajudar profissionais a atuarem na rede com automação de atendimento, criação de catálogos de produtos e serviços e mais!
O Instagram é uma das redes mais importantes de estar presente!
Diferente do whatsapp, no Instagram você tem a possibilidade e o dever de alcançar um público novo que tenha fit com sua persona e cultivar uma relação com essas pessoas.
Trata-se de uma rede totalmente visual e interativa, com vários formatos de conteúdo para manter os usuários interessados e engajados, como stories, reels, carrosséis e lives.
Quando questionados sobre sua rede favorita, os usuários brasileiros entrevistados colocaram o Instagram em segundo lugar, atrás apenas do Whatsapp (mais uma vez sem considerar o YouTube).
Nos negócios, é a rede ideal para:
TikTok é a rede social responsável por tornar os vídeos curtos um fenômeno mundial que durou (apesar de outras terem tentado antes, como a Vine).
É por causa do TikTok que o Instagram criou o formato Reels, o YouTube criou os shorts e outras redes estão seguindo a mesma tendência.
Ela se popularizou principalmente com as tendências como desafios, duetos, memes e danças que rolavam nos vídeos curtos.
Mas o que realmente está por trás do crescimento explosivo dessa rede é seu algoritmo poderoso para selecionar conteúdos que prende os usuários por horas assistindo a esses vídeos curtos.
Algumas dica para fazer marketing nessa plataforma:
Coloquei Telegram e Discord juntas por serem redes sociais com aplicações similares para empresas.
O Telegram é famoso por ser uma alternativa ao whatsapp, porém, na prática, muitos usuários usam ambas. Ele conta com funcionalidades mais robustas para criar canais de comunicação com milhares de pessoas, sendo uma rede mais aberta, geralmente utilizada por empresas para criar e gerenciar comunidades.
Com o Discord acontece o mesmo, o que era inicialmente uma rede social focada no chat por voz para gamers, hoje cresce bastante em outras frente, especialmente devido ao nível de personalização que as empresas podem ter para criar comunidades, com canais divididos para cada tipo de interação.
No Discord é possível criar um canal com vários canais dentro personalizados, que os usuários da comunidade podem usar para tratar diferentes tópicos, veja no exemplo da imagem abaixo:
Também é possível atribuir títulos diferentes para os integrantes, cada um com suas permissões para administrar os diferentes canais.
O Twitter é uma rede social onde os usuários podem postar mensagens curtas, com limite de caracteres.
A ferramenta é muito utilizada para memes, tendências e notícias. É uma fonte de informações atualizadas sobre vários tópicos, além de uma rede de desabafo para muitas pessoas.
O Twitter é famoso por ser o lugar onde as pessoas são autênticas e se expressam de forma mais condizente com sua personalidade.
Enquanto no Instagram as pessoas mostram seu melhor lado, no Twitter elas mostram todos os lados. Em relação a negócios, pode ser um ótimo canal de relacionamento, confira algumas aplicações:
O fato do Pinterest ser menos famoso para marcas o torna o ambiente perfeito para fazer marketing: menos competição.
Trata-se de uma rede social focada no compartilhamento de imagens, onde os usuários podem criar pastas com imagens que gostaram e utilizá-las de inspiração.
Alguns temas comuns por lá são moda, tatuagens, gastronomia, maquiagem, viagens, design e arquitetura.
Para atuar nessa rede, você pode:
LinkedIn é uma rede de conexões profissionais, voltadas para ajudar profissionais a fazerem networking, compartilharem conquistas no trabalho, encontrarem vagas, publicarem artigos e outras atividades relacionadas ao meio corporativo.
Não preciso falar que é uma rede mais limitada em relação à linguagem que você pode usar, apesar de memes relacionados ao mercado funcionarem bem.
Para fazer marketing no LinkedIn, é preciso entender que os conteúdos que funcionam nessa rede precisam estar relacionados ao mercado de trabalho, sejam eles memes, sejam dicas, sejam estudos de caso.
Algumas sugestões para trabalhar marketing no LinkedIn:
O Diego Ivo, por exemplo, fornece diversas dicas de marketing, branding e SEO no seu perfil, se colocando como referência no mercado, o que ajuda a melhorar a imagem da agência Conversion.
YouTube é outra rede social única e extremamente forte no Brasil, também com influência no comportamento de compra dos consumidores.
Trata-se de uma rede social focada nos vídeos mais longos, porém também expandiu seus formatos de conteúdo, como os Shorts (parecido com TIkTok) e postagens (similares às do Twitter).
Os conteúdos nessa rede devem ser mais trabalhados e podem explorar temas mais amplos, além de tendências, notícias e conteúdos com pouca profundidade.
Fazer SEO no Youtube é essencial para garantir bons resultados. De certa forma, os vídeos do YouTube são similares aos blog posts, mas com os recursos visuais, devido à profundidade dos conteúdos.
As redes sociais já estão faz tempo por aqui e isso não vai acabar tão cedo. A concorrência é alta, mas a necessidade de estar nesses canais é ainda maior.
Por isso, é importante aprender boas práticas e explorar as particularidades de cada canal para conseguir crescer.
Agora, está na hora de aplicar os conhecimentos adquiridos neste artigo!
Aproveite também para ler nosso conteúdo sobre Branding & SEO e entender como criar uma estratégia de marketing de sucesso no meio digital.
Fonte: Conversion