Cada vez mais as pessoas têm buscado por serviços que facilitem suas rotinas. Com as tarefas burocráticas não é diferente. Pensando em facilitar o acesso aos seus serviços, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou a ferramenta digital chamada "Meu INSS". Neste artigo, te contaremos tudo o que você precisa saber sobre ela.
A plataforma digital Meu INSS surgiu da necessidade de criar uma alternativa ao atendimento presencial nas agências do INSS. Ela tem se mostrado bastante eficiente, pois apresenta uma gama de informações e serviços relacionados aos benefícios previdenciários, como a aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade. O acesso é simples, rápido e evita que o cidadão enfrente filas ou tenha que se deslocar até uma agência física.
Dentro da plataforma Meu INSS, o cidadão encontra vários serviços, desde o agendamento de benefícios, simulação de aposentadoria, solicitação de auxílio doença e salário-maternidade, envio de documentos, a emissão de extratos diversos e consulta a vínculos trabalhistas. Ou seja, é uma verdadeira mão na roda!
Confira a seguir os principais serviços disponíveis com o link:
Para ter acesso à plataforma Meu INSS é necessário primeiramente fazer um cadastro no portal Gov.br. É um processo simples e rápido. Basta preencher o formulário de cadastro com algumas informações pessoais e criar uma senha. Depois de concluído o cadastro, será enviado um e-mail de confirmação e então o usuário poderá acessar a plataforma e todas suas funcionalidades.
Com os constantes avanços tecnológicos, é esperado que o acesso aos serviços públicos seja cada vez mais simplificado. A ferramenta Meu INSS é um grande exemplo disso. Além de prática, ela é uma aliada da população, que pode consultar e solicitar diversos serviços de onde estiver, com apenas alguns cliques.