VocĂȘ sabia que a qualidade do seu sono pode afetar diretamente o seu humor e nĂvel de felicidade? Um estudo cientĂfico publicado na conceituada revista Psychological Bulletin trouxe resultados importantes para uma maior compreensão do impacto do sono em nossas vidas.
Os pesquisadores fizeram uma revisão completa de 154 estudos relacionados ao sono, realizados ao longo de um perĂodo incrivelmente vasto de 50 anos. Tudo envolvendo mais de 5 mil participantes, cujas idades variavam entre sete e 79 anos.
Segundo a anĂĄlise dos estudos, pessoas que dormem menos do que o recomendado, costumam se sentir menos positivas e menos felizes.
Além disso, a anĂĄlise identificou um aumento significativo de sentimentos negativos como ansiedade e depressão em indivĂduos que apresentavam privação do sono. Assustador, não é?
A explicação para isso, de acordo com Jo Bower, que liderou o estudo na Universidade de East Anglia, é que a falta de sono pode causar uma alteração hormonal impactante.
"Estes resultados são importantes porque as pessoas que se sentem menos positivas gostam menos de coisas como ver amigos, ir a eventos emocionantes ou ver o seu programa de televisão favorito, o que as coloca em maior risco de depressão", explicou.
Acabar se privando de um sono profundo e saudĂĄvel pode aumentar a liberação do cortisol, um hormônio que é diretamente relacionado ao estresse.
Além disso, a falta de sono também pode interferir na produção de serotonina pelo cérebro, que é uma substância fundamental para regular nosso humor.
Então, é seguro dizer que uma noite de sono ruim pode bagunçar completamente nossos hormônios, predispondo-nos ao estresse, mau humor e depressão.
Mas tem uma boa notĂcia também: quem é pai ou mãe de crianças pequenas pode ficar tranquilo. A pesquisa mostrou que acordar vĂĄrias vezes durante a noite para cuidar dos pequenos não causa um aumento significativo na predisposição a emoções negativas.
Então, o que podemos tirar de tudo isso? Bem, parece que a fórmula para ter uma vida mais feliz e positiva é simples: tenha uma boa noite de sono.
Fonte: Créditos: Catraca Livre